Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Estudantes levam resultados de projetos do Ifal Penedo a encontro de comunidades quilombolas

Projetos apresentados estão relacionados às duas comunidades quilombolas existentes em Penedo: Tabuleiro dos Negros e Oiteiro.

publicado: 04/12/2017 17h07, última modificação: 06/12/2017 14h44

Os resultados de projetos de pesquisa e extensão sobre as comunidades Tabuleiro dos Negros e Oiteiro, em Penedo, foram levados ao 3º Encontro e 2ª Jornada Científica de Comunidades Quilombolas e Povos Tradicionais de Terreiro de Alagoas. O evento aconteceu no Campus Arapiraca da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), entre os dias 28 e 30 de novembro, reunindo pesquisadores, docentes, estudantes e lideranças de comunidades remanescentes de quilombos do estado.

Um dos trabalhos levados traçou o diagnóstico socioeconômico da comunidade Tabuleiro dos Negros e foi apresentado pela aluna egressa do curso técnico em Meio Ambiente, Eslania Correia, ex-bolsista de iniciação científica. Já os estudantes Alysson Melo e Giovanna Gomes, bolsistas do programa de extensão Minha Comunidade, compartilharam os resultados de uma das quatro ações do programa intitulada “O resgate e a valorização das tradições afro-brasileiras na Comunidade Quilombola do Oiteiro-Penedo”.

Além dos envolvidos nos projetos, outros estudantes do Ifal interessados na temática participaram da programação do encontro, acompanhados pelo professor de Sociologia, Joallan Rocha, coordenador dos dois projetos levados ao evento. Segundo ele, os debates e discussões do envolveram temas relacionados às questões territoriais e identidades étnicas nas comunidades quilombolas, povos indígenas, religiões de matriz africana, povos ciganos, comunidades de pescadores e de fundos de pasto.

Realizado desde 2015, o 1º Encontro de Comunidades Quilombolas e Povos Tradicionais de Terreiro de Alagoas aconteceu na comunidade quilombola do Muquém, no município alagoano de União dos Palmares. Já a segunda edição teve como sede o Campus Sertão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Delmiro Gouveia. “Ao final dessa edição de 2017, os organizadores expressaram o interesse e disposição em realizar o quarto encontro, em setembro de 2018, em Penedo”, informou o professor Joallan.