Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Estudantes do Ifal Penedo fazem provas da OBA e lançam foguetes para Mobfog

Estudantes do Ifal Penedo fazem provas da OBA e lançam foguetes para Mobfog

A participação do campus na edição 2018 está sob a coordenação da equipe docente da área de Física.

publicado: 21/05/2018 15h14, última modificação: 21/05/2018 18h09
Exibir carrossel de imagens Um total de 25 alunos do campus respondeu as questões da OBA.

Um total de 25 alunos do campus respondeu as questões da OBA.

Provas realizadas e foguetes lançados na última sexta-feira (18), a expectativa agora é para a divulgação dos resultados da 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e 12ª Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog). O Ifal Penedo participa dos dois eventos com 25 estudantes e três equipes, respectivamente. A participação do campus na edição 2018 está sob a coordenação da equipe docente da área de Física formada por Andressa Nunes, Djair Melo e Marcos Fabrício.

Nas provas da OBA, aplicadas na tarde de sexta e com duração de quatro horas, os alunos tiveram que responder a 10 questões, das quais sete sobre Astronomia e três relacionadas a Astronáutica, compatíveis com os conteúdos abordados pela maioria dos livros didáticos do ensino médio. A correção das provas caberá aos professores aplicadores, de acordo com o gabarito publicado pela comissão organizadora da olimpíada. “A partir daí, temos um prazo para lançar no sistema da OBA os nomes e as notas de todos os participantes”, informou a professora Andressa. Conforme o cronograma da OBA 2018, para as escolas da região Nordeste, esse prazo se encerra em 13 de junho.

Mobfog As três equipes que fizeram lançamentos para a Mostra Brasileira de Foguetes somam nove estudantes. O local escolhido foi o campo da aviação em Penedo e as primeiras tentativas aconteceram na quinta-feira (17). “No entanto, em função das condições climáticas, as equipes realizaram novos lançamentos no dia seguinte e obtiveram melhores alcances”, explicou Andressa.

Três equipes, formadas por três estudantes cada, participaram dos lançamentos.Antes, os alunos inscritos participaram de uma oficina para a construção dos foguetes ministrada pelos estudantes do 4º ano do curso técnico em Meio Ambiente, Israel Vicente dos Santos e Maryanne Pereira Soares. Ambos são bolsistas do projeto de extensão Foguetes do Velho Chico, atualmente coordenado pelo professor Djair Melo. Como matéria-prima, eles utilizaram garrafas PET, potes de sorvete, fita adesiva, bexiga, bicarbonato de sódio e vinagre.

Assim como as notas da OBA, os resultados dos lançamentos devem ser enviados para a comissão organizadora por meio do sistema online e o cronograma é o mesmo para ambos os eventos. “No caso da Mobfog, além das distâncias alcançadas, encaminhamos os vídeos que comprovam os resultados e o cumprimento das regras de segurança durante os lançamentos”, afirmou a docente Andressa, referindo-se ao uso da capa e do óculos de proteção e à ausência de pessoas próximo à área onde são lançados os foguetes.

Essa não é a primeira vez que o Ifal Penedo participa da OBA e Mobfog. Na edição 2016 da Mostra Brasileira de Foguetes, por exemplo, a participação de estudantes do campus rendeu a conquista de 19 medalhas, sendo 6 de prata e 13 de bronze. Dentre os medalhistas, três alunos formaram uma das equipes mais bem qualificadas do país e foram selecionados para participar da VIII Jornada de Foguetes, no Rio de Janeiro, conquistando o título de campeões nacionais ao lado de outras equipes de diferentes estados.