Notícias
Estudantes do Ifal Penedo fazem provas da OBA e lançam foguetes para Mobfog
A participação do campus na edição 2018 está sob a coordenação da equipe docente da área de Física.
Provas realizadas e foguetes lançados na última sexta-feira (18), a expectativa agora é para a divulgação dos resultados da 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e 12ª Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog). O Ifal Penedo participa dos dois eventos com 25 estudantes e três equipes, respectivamente. A participação do campus na edição 2018 está sob a coordenação da equipe docente da área de Física formada por Andressa Nunes, Djair Melo e Marcos Fabrício.
Nas provas da OBA, aplicadas na tarde de sexta e com duração de quatro horas, os alunos tiveram que responder a 10 questões, das quais sete sobre Astronomia e três relacionadas a Astronáutica, compatíveis com os conteúdos abordados pela maioria dos livros didáticos do ensino médio. A correção das provas caberá aos professores aplicadores, de acordo com o gabarito publicado pela comissão organizadora da olimpíada. “A partir daí, temos um prazo para lançar no sistema da OBA os nomes e as notas de todos os participantes”, informou a professora Andressa. Conforme o cronograma da OBA 2018, para as escolas da região Nordeste, esse prazo se encerra em 13 de junho.
Mobfog – As três equipes que fizeram lançamentos para a Mostra Brasileira de Foguetes somam nove estudantes. O local escolhido foi o campo da aviação em Penedo e as primeiras tentativas aconteceram na quinta-feira (17). “No entanto, em função das condições climáticas, as equipes realizaram novos lançamentos no dia seguinte e obtiveram melhores alcances”, explicou Andressa.
Antes, os alunos inscritos participaram de uma oficina para a construção dos foguetes ministrada pelos estudantes do 4º ano do curso técnico em Meio Ambiente, Israel Vicente dos Santos e Maryanne Pereira Soares. Ambos são bolsistas do projeto de extensão Foguetes do Velho Chico, atualmente coordenado pelo professor Djair Melo. Como matéria-prima, eles utilizaram garrafas PET, potes de sorvete, fita adesiva, bexiga, bicarbonato de sódio e vinagre.
Assim como as notas da OBA, os resultados dos lançamentos devem ser enviados para a comissão organizadora por meio do sistema online e o cronograma é o mesmo para ambos os eventos. “No caso da Mobfog, além das distâncias alcançadas, encaminhamos os vídeos que comprovam os resultados e o cumprimento das regras de segurança durante os lançamentos”, afirmou a docente Andressa, referindo-se ao uso da capa e do óculos de proteção e à ausência de pessoas próximo à área onde são lançados os foguetes.
Essa não é a primeira vez que o Ifal Penedo participa da OBA e Mobfog. Na edição 2016 da Mostra Brasileira de Foguetes, por exemplo, a participação de estudantes do campus rendeu a conquista de 19 medalhas, sendo 6 de prata e 13 de bronze. Dentre os medalhistas, três alunos formaram uma das equipes mais bem qualificadas do país e foram selecionados para participar da VIII Jornada de Foguetes, no Rio de Janeiro, conquistando o título de campeões nacionais ao lado de outras equipes de diferentes estados.