Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Estudantes do Ifal Penedo conquistam ouro e bronze na Olimpíada Alagoana de Química

Além desses dois lugares no pódio, edição 2023 da OALQ contemplou mais cinco estudantes com menções honrosas
publicado: 17/11/2023 08h04, última modificação: 17/11/2023 08h04

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo)*

Estudantes do Instituto Federal de Alagoas - Campus Penedo conquistaram um ouro, um bronze e cinco menções honrosas na edição de 2023 da Olimpíada Alagoana de Química (OALQ). É a primeira vez que o campus ocupa o topo do pódio na competição, da qual participam instituições educacionais públicas e particulares de todo o estado de Alagoas.

Quem conseguiu a medalha de ouro foi o aluno Carlos Henrique Salgueiro Ferreira. Já a medalha de bronze foi conquistada pela aluna Daniele Alves Sodó. Ambos são do curso técnico em Química integrado e concorreram na modalidade D, que reúne estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio.

Quanto às menções honrosas, elas foram recebidas por Arthur Vinícius Araújo Goes e Joanna Maria Brandão dos Santos, que também competiram na modalidade D; Luna Fernanda Vital Santos, do 2º ano, que concorreu na modalidade C; e, por fim, Fernanda Gomes Pereira e Lethicia Gabrielly Fialho Lemos Feitosa, do 1º ano, que competiram modalidade B.

Edições anteriores

Antes de conseguir o topo do pódio, Carlos Henrique já tinha ganhado uma menção honrosa na edição do ano passado. “Conquistar a medalha de ouro na OALQ é uma honra indescritível. Sinto-me imensamente feliz em saber que alcancei um desempenho tão significativo em algo tão especial para mim, que são as olimpíadas das quais participo”, disse o aluno do Campus Penedo.

Daniele Sodó já vinha se destacando na OALQ. A aluna coleciona medalhas de prata conquistadas nas duas edições anteriores. Devido ao desempenho de Daniele, no ano passado, ela teve a oportunidade de participar da Olimpíada Norte-Nordeste de Química, na qual recebeu uma menção honrosa na etapa regional da competição. “Estou bastante feliz. Sempre gostei de participar de olimpíadas, principalmente, a OALQ. E ganhar uma nova medalha, por mais um ano, é uma enorme realização e alegria”, disse a medalhista de bronze.

Incentivo à participação em olimpíadas

Este ano, o incentivo para que discentes do Ifal Penedo participem de competições relacionadas à área do conhecimento químico ganhou mais um aliado. Trata-se do projeto “Construindo talentos para as olimpíadas de Química”, coordenado pela professora Elisangela Santos.

“Os estudantes medalhistas foram instigados e os demais alunos que receberam menções honrosas participaram das aulas do projeto. Nós sempre incentivamos os estudantes a participarem de olimpíadas de conhecimento, porque sabemos que algumas instituições observam muito isso para conceder bolsas, quando os alunos vão à faculdade. E, nada melhor do que aproveitar as informações vivenciadas na teoria e colocá-las em prática nas olimpíadas”, destacou a docente de Química.

CLIQUE AQUI e conheça o perfil do projeto no Instagram.

(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves