Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Estudantes de Química Industrial realizam 2º ciclo de seminários on-line com certificação
conteúdo

Notícias

Estudantes de Química Industrial realizam 2º ciclo de seminários on-line com certificação

Evento gratuito e aberto ao público acontecerá nos dias 22/09, 29/09 e 16/10 pelo YouTube; inscrições vão até 21/09
por Lidiane Neves publicado: 17/09/2025 07h27, última modificação: 17/09/2025 07h27

Entre os meses de setembro e outubro, acontece no canal do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo no YouTube o 2º Ciclo de Seminários em Química. De caráter extensionista, o evento é gratuito e tem como proposta socializar conhecimentos da área com estudantes, docentes, profissionais e comunidade externa em geral.

Nesta edição, o ciclo inclui três atividades on-line, distribuídas nos dias 22 e 29 de setembro e 16 de outubro, totalizando quatro horas de programação. Para obter o certificado de participação, é necessário se inscrever até o dia 21 de setembro pelo link abre.ai/seminarios-ifalpenedo e acompanhar ao menos duas das três atividades, atingindo 75% de presença.

O 2º Ciclo de Seminários em Química é parte das atividades de curricularização da extensão e sua realização envolve os estudantes do 3º período do bacharelado em Química Industrial do Campus Penedo, a coordenação do curso superior e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica do Ifal. Os temas escolhidos para esta edição conectam a formação acadêmica, a difusão científica e a integração entre pesquisa, ensino e extensão. Confira abaixo o tema de cada seminário e respectivos palestrantes:

Seminário 1 (dia 22/09 – 14h30)

A partir de dados extraídos de sua pesquisa de doutorado, a professora Bárbara Elizabeth Alves de Magalhães apresentará estratégias analíticas para determinação de antioxidantes fenólicos em alimentos. Docente do Ifal Penedo, Bárbara é doutora em Química pela Universidade Federal da Bahia (2022) na área de Química Analítica e tem experiência com técnicas cromatográficas, espectrométricas e quimiométricas.

Seminário 2 (dia 29/09 – 14h30)

Na mesa-redonda “Experiências de Iniciação Científica no campo da Química”, os discentes de Química Industrial, Carlos Manoel Guimarães Ferreira, Doriedson Silva Santos Junior e José Felipe Cavalcante Maia Santos, apresentarão pesquisas desenvolvidas a partir dos programas Pibic e Pibiti, destacando metodologias e resultados e dialogando sobre suas experiências como jovens pesquisadores dos seguintes temas: detoxificação da biomassa lignocelulosica visando à produção do etanol 2G; quantificação de sacarose, glicose e frutose em cana-de-açúcar por cromatografia líquida de alta eficiência; e caracterização físico-química do mel de abelha em Penedo (AL) e cidades vizinhas.

Seminário 3 (dia 16/10 – 14h30)

Com base em sua pesquisa de doutorado, a professora Taciana Carneiro Chaves ministrará palestra sobre a codigestão anaeróbia de vinhaça e melaço de cana-de-açúcar para produção de hidrogênio. Docente do Ifal Penedo, Taciana é doutora em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alagoas (2023) e tem experiência na área de fermentação escura e digestão anaeróbia para produção de biohidrogênio e biogás a partir do tratamento de resíduos agroindustriais.