Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Estudante do Ifal Penedo conquista bronze no Alagoano do Interior de Xadrez
conteúdo

Notícias

Estudante do Ifal Penedo conquista bronze no Alagoano do Interior de Xadrez

Layon Souza participou da competição em Maribondo (AL) com outros dois integrantes do Clube de Xadrez do campus
publicado: 24/09/2026 19h05, última modificação: 24/09/2026 19h29

Por Emerson Lima (estudante de Jornalismo)*

O estudante Layon Souza, do 1º ano do curso técnico em Meio Ambiente, conquistou o terceiro lugar na categoria Sub-16 do Campeonato Alagoano do Interior de Xadrez 2026, realizado no último domingo (20), em Maribondo. A medalha de bronze foi conquistada na primeira participação do aluno do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo em um campeonato da modalidade.

Além de Layon, a unidade de ensino esteve representada na competição por Anthony Cauã Silva e Max Alerrandro Santos, ambos estudantes do 1º ano de Química integrado ao ensino médio. Os três fazem parte do Clube de Xadrez do Ifal Penedo e participaram das sete rodadas do campeonato, organizado pela Federação Alagoana de Xadrez (Fexeal) em parceria com a Prefeitura de Maribondo, no ginásio de esportes da Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Na disputa, Layon e Max venceram três partidas cada, enquanto Anthony obteve duas vitórias. Para o medalhista de bronze, o resultado teve um significado especial por marcar sua estreia em competições de xadrez. Ele conta que começou a praticar o esporte em 2024, inicialmente como hobby, e passou a se dedicar mais à modalidade neste ano, com seu ingresso no Ifal.

Anthony Cauã Silva, Layon Souza e Max Alerrandro Santos“Agora é focar mais, estudar bastante, táticas, finais e aberturas. No próximo campeonato que eu participar pelo Campus Penedo, pretendo me sair muito melhor que esse agora”, afirmou.

Para o professor Marcio Abreu, idealizador do Clube de Xadrez do Ifal Penedo, ser a única delegação que representou o município no evento contribui para consolidar a posição de destaque do campus no xadrez estadual. “A experiência fortalece o clube, pois se alinha à perspectiva de educação integral para os estudantes, promove o desenvolvimento interpessoal e aperfeiçoa competências como planejamento, maturidade e organização”, acrescentou.

De acordo com o docente, a próxima competição será o Campeonato Nordestino de Xadrez Escolar e Universitário, do qual o Ifal Penedo deve participar com cinco estudantes. O evento é promovido pela Confederação Brasileira de Xadrez Escolar e está previsto para ocorrer no dia 28 de novembro, na cidade de Arapiraca.

Clube de Xadrez

O grupo foi criado em abril de 2020 como uma forma de manter o contato com os estudantes durante a pandemia de Covid-19, por meio de atividades que pudessem estimular e manter o interesse pelos estudos. Passada a fase de ensino remoto, seus integrantes começaram a participar de diversas competições, conquistando medalhas, além de promoverem eventos para difundir o esporte.

Segundo Marcio Abreu, a iniciativa também alcança projetos de ensino do campus, através de articulações com disciplinas como a Geografia, a Matemática e a Informática. “A ideia é sempre propagar o xadrez e, ao mesmo tempo, disseminar valores como integração, participação e raciocínio lógico, buscando promover uma melhor formação pedagógica”, concluiu o coordenador do clube.

(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves