Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Equipe do Ifal Penedo conquista ouro na Olimpíada Brasileira Geo-Brasil

Equipe do Ifal Penedo conquista ouro na Olimpíada Brasileira Geo-Brasil

Das 117 equipes alagoanas inscritas, o Campus Penedo aparece entre as 12 medalhistas de ouro.
por Lidiane Neves publicado: 29/09/2021 16h28, última modificação: 23/05/2024 13h45

O Instituto Federal de Alagoas - Campus Penedo conquistou ouro na edição 2021 da Olimpíada Brasileira Geo-Brasil (OGB). No resultado divulgado esta semana, a equipe Solstício Penedense, formada pelos estudantes Alana Pereira, Cauan Barbosa e Rodrygo Pires, aparece entre as 12 escolas alagoanas que alcançaram a mesma faixa de medalhas.

Ao todo, entre escolas públicas e privadas, Alagoas teve 117 equipes inscritas e diferentes campi do Ifal obtiveram posições de destaque, totalizando nove ouros, cinco pratas e cinco bronzes. Conforme o regulamento, cada estado tem entre duas e três equipes classificadas para a Fase 4, etapa final da competição que também ocorrerá no formato on-line. Do Ifal, a equipe selecionada para a última fase é do Campus Viçosa.

Mesmo não tendo conquistado a posição que a levaria para a Fase 4, a equipe de Penedo recebeu com bastante entusiasmo o resultado alcançado. “O mundo parece que virou de cabeça para baixo quando a gente soube pelo professor, que chegou com o resultado preliminar na semana passada. No entanto, a gente ainda não podia comemorar, porque haveria a revisão final de notas e questões, e tudo poderia mudar. Então, quando veio a confirmação esta semana, foi surpreendente ver o nosso nome e o do campus ao lado da palavra ouro. Ficamos muito felizes por termos chegado tão longe!”, comemora o aluno Rodrygo Pires.

Essa é a segunda vez consecutiva que o campus participa da Olimpíada Brasileira Geo-Brasil. Na edição anterior, em 2019, a unidade de ensino ganhou prata. “É algo muito positivo porque a gente soma aí dois resultados muito bons, e a tendência é que, nos próximos eventos, a gente consiga mobilizar mais alunos e mantenha posições de destaque”, avalia o professor de Geografia, Lucas Suassuna Wanderley, orientador das equipes do Ifal Penedo em ambas as edições.

Para além das medalhas conquistadas, o docente destaca a importância do envolvimento do corpo discente em olimpíadas como a OGB, enquanto experiência enriquecedora em vários aspectos. “Tanto do ponto de vista dos conteúdos que são apresentados nas etapas das provas, quanto do trabalho em equipe para a resolução de questões. A partir dessa participação, a gente consegue promover também o interesse em ciência geográfica e a utilização desses conhecimentos para a resolução de problemas e para a vida cotidiana”, ressalta Lucas.

Em matéria publicada anteriormente, confira mais detalhes sobre como os integrantes da equipe Solstício Penedense se organizaram para participar da OGB, que em 2021 agregou duas competições simultâneas: a 6ª Olimpíada Brasileira de Geografia e a 4ª Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra.