Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Eleições Ifal: Campus Penedo reelege Felipe Thiago para o cargo de diretor-geral

Docente cumprirá novo mandato de quatro anos, entre 2023 e 2027; para reitor, comunidade do Ifal reelegeu Carlos Guedes
por Lidiane Neves publicado: 05/04/2023 08h40, última modificação: 05/04/2023 14h09

O atual diretor-geral do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo, Felipe Thiago Souza, foi eleito para um novo mandato de quatro anos. A consulta à comunidade da unidade de ensino aconteceu nessa terça-feira, 4, de forma on-line, e a apuração oficial foi transmitida ao vivo pelo YouTube. O pleito também foi realizado em outros 13 campi para escolha de seus respectivos diretores-gerais e incluiu a consulta para o cargo de reitor do Ifal, mobilizando todas as unidades da instituição.

À frente da gestão do Ifal Penedo desde abril de 2019, após sair vitorioso de uma disputa com outros dois nomes, Felipe Thiago concorreu nas eleições de 2023 como candidato único, obtendo 100% dos votos válidos, que excluem brancos e nulos. Em números totais, os boletins divulgados pela Comissão Eleitoral Central, na noite de terça-feira, apontaram que na urna do segmento discente foram 201 estudantes eleitores. Desses, 194 votaram no atual diretor, três votaram em branco e quatro anularam o voto.

Entre os docentes, 42 dos 45 professores do quadro efetivo lotados na unidade de ensino participaram da consulta eleitoral e todos manifestaram voto em Felipe Thiago. Já entre os técnicos administrativos em educação (TAEs), que somam 33 servidores vinculados campus, foram 27 votantes, dos quais 25 no candidato único, um branco e um nulo (CLIQUE AQUI para conferir os boletins de urnas do Ifal Penedo por segmento).

“Ficamos felizes com a expressiva votação que tivemos nos três segmentos. Isso comprova que os nossos quatro anos de gestão sempre foram pautados pelo diálogo e pela transparência, fazendo com que todos se sentissem pertencentes ao campus. Então, as ações que a gente conseguiu implantar, a melhoria no ensino, pesquisa, extensão e infraestrutura, foram possíveis graças a esse coletivo de servidores, estudantes e, com certeza também, nossos colaboradores terceirizados”, ressaltou o gestor reeleito.

Segundo ele, as perspectivas para o novo mandato incluem manter essa postura democrática, para que as ações de melhoria já iniciadas sejam consolidadas e o Campus Penedo continue a ter novos avanços nas áreas citadas e na gestão de pessoas. Felipe Thiago é docente com formação e atuação na área de Engenharia Química e integra o quadro efetivo do Ifal Penedo desde 2011, sendo atualmente um dos poucos professores mais antigos que permanece na unidade de ensino implantada em 2010.

Resultado para reitor

Para o cargo de dirigente máximo do Ifal, o professor Carlos Guedes de Lacerda também foi reeleito e seguirá à frente da gestão do Instituto pelos próximos quatro anos. O atual reitor disputou as eleições com Dácio Camerino, que é docente do Campus Maceió e foi diretor-geral do Campus Maragogi. O resultado oficial divulgado aponta que Guedes recebeu 64% do total de votos válidos, contra 36% de Camerino.

Assim como nas universidades, os processos de consulta eleitoral nos institutos federais envolvem três segmentos (discentes, docentes e TAEs), sendo atribuído o peso de 1/3 (um terço) para cada um. Isso significa que o critério de escolha não é a quantidade total de votos recebidos pelo candidato, mas o percentual obtido em cada segmento. Os cálculos para a totalização dos votos estão detalhados no Capítulo X (Seção I) do Regulamento Eleitoral do Ifal, que tem como embasamento o artigo 12 da Lei nº 11.892/2008 (lei de criação dos Ifs).

CLIQUE AQUI e leia matéria completa sobre a reeleição de Carlos Guedes e o resultado da consulta nos outros campi do Ifal. Veja abaixo, o gráfico de participação da comunidade do Instituto por unidade e segmento:

Gráfico de participação da comunidade eleitora por segmento.