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Eleições Ifal 2023: saiba como participar da consulta on-line para reitor e diretor-geral

Comissão Eleitoral Central e Diretoria de TI lançaram ferramenta virtual para consulta prévia dos eleitores aptos a votar
publicado: 22/03/2023 14h44, última modificação: 23/03/2023 09h38

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo) e Lidiane Neves

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) se prepara para eleger os ocupantes dos cargos de reitor e diretor-geral de 15 campi pelos próximos quatro anos. A votação em primeiro turno está marcada para o dia 4 de abril e, pela primeira vez, ocorrerá em ambiente virtual, das 8h às 22h.

Os eleitores (estudantes e servidores) poderão votar de seus próprios dispositivos eletrônicos, mas haverá também nas unidades do Ifal ambientes presenciais com computadores disponíveis para o registro do voto on-line. No Campus Penedo, esse local será o Laboratório de Informática, que estará aberto das 9h às 20h. Em todos os casos, vale lembrar que o voto é secreto e facultativo.

Conforme o cronograma do REGULAMENTO ELEITORAL, caso haja segundo turno, a votação acontecerá no dia 13 de abril. O mandato de quatro anos dos eleitos se dará entre 2023 e 2027. No Ifal Penedo, para o cargo de diretor-geral, apenas uma inscrição foi formalizada: a do atual dirigente Felipe Thiago Souza, candidato à reeleição. Já para o cargo de reitor, dois nomes concorrem ao pleito: Carlos Guedes, atual reitor, e Dácio Camerino, ex-diretor do Campus Maragogi.

A consulta eleitoral é decidida a partir dos votos de três segmentos: discentes, docentes e técnicos administrativos em educação (TAE). No processo de apuração para a divulgação dos resultados, cada uma dessas três categorias tem peso igual, ou seja, 1/3 (um terço). A regra está em conformidade com a lei que cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008). Os detalhes sobre os cálculos para a totalização dos votos podem ser conferidos no Capítulo X (Seções I e II) do Regulamento Eleitoral do Ifal.

Colégio eleitoral

No segmento discente, podem participar da votação todos os estudantes regularmente matriculados nos cursos presenciais ou de ensino a distância (EaD), os quais no Campus Penedo incluem os cursos técnicos integrados (Meio Ambiente e Química) e subsequente (Química) ao ensino médio; os cursos superiores (bacharelado em Química Industrial e licenciaturas (EaD) em Ciências Biológicas e Letras Português); e a pós-graduação (especialização em Educação Ambiental e Cultural). O aluno que estiver matriculado em mais de um curso exercerá o direito de voto apenas uma vez, devendo utilizar a matrícula mais recente.

No caso dos servidores, que se dividem nos segmentos docente e técnico-administrativo, podem manifestar suas escolhas, todos os profissionais do quadro ativo e permanente, inclusive, os que estiverem usufruindo de licenças e afastamentos. Aqueles que também têm vínculo com o Ifal na condição de discente votarão apenas como servidor. Já os servidores que acumularem os cargos de docente e TAE exercerão o direito de voto com a matrícula ativa mais antiga. Mais informações sobre o colégio eleitoral do Ifal podem ser consultadas no Capítulo IV do regulamento publicado pela Comissão Central, com a última retificação no dia 20 de março.

Buscador eleitoral

 Nesta quarta-feira, 22, a Comissão Eleitoral Central lançou a ferramenta BUSCADOR ELEITORAL, desenvolvida em parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI). O sistema possibilita que discentes, professores e técnicos administrativos possam conferir se estão aptos a votar no pleito eleitoral para escolha dos dirigentes da instituição. Até a manhã desta quinta-feira, 23, a ferramenta apontava 19.063 eleitores cadastrados, sendo 889 do colégio eleitoral do Campus Penedo.

A orientação é que cada integrante da comunidade acadêmica do Ifal confira as informações registradas no sistema (nome completo, lotação, segmento e e-mail). Em caso de eventual ausência do nome na listagem, deve-se comunicar o fato até o dia 28 de março. Os eleitores que estiverem com dados incorretos ou incompletos terão até 30 de março para solicitar alterações (nome/e-mail/lotação). Os setores a serem procurados são a Coordenação de Gestão de Pessoas (CGP), no caso de servidores, e a Coordenação de Registro Acadêmico (CRA), para discentes.

Vale lembrar que os estudantes precisam ter cadastro prévio no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Os alunos novatos que ainda não realizaram o procedimento devem acessar o endereço eletrônico https://sigaa.ifal.edu.br/sigaa/public/cadastro/discente.jsf e preencher os dados solicitados no formulário on-line, os mesmos informados na matrícula.

Como votar

A votação será realizada em ambiente virtual Helios Voting, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), sendo que o acesso ocorrerá via sistema do Ifal pela página eletrônica eleicoes.ifal.edu.br. O eleitor deverá entrar utilizando o CPF como login e a senha aleatória gerada pelo próprio sistema, que será enviada por e-mail, no prazo de até 72 horas (três dias) antes do pleito.

Após a confirmação do voto, o eleitor receberá um rastreador por e-mail, que servirá de comprovante de votação. Enquanto a eleição estiver aberta, o eleitor poderá votar quantas vezes quiser, porém, a única cédula computada será a última, ou seja, o sistema somente validará o último voto. “Essa prática é utilizada para mitigar a possibilidade de coação do eleitor durante a votação”, apresenta como justificativa o regulamento (Art. 43, Parágrafo Único).

Comissão Local

Em caso de dúvidas sobre o processo eleitoral, a comunidade do Campus Penedo pode procurar qualquer um dos membros da Comissão Local, atualmente formada pelos docentes Carlos Marcelo (Geografia), Mayra Albuquerque (Matemática) e Tiago Lenz (Meio Ambiente); pelos técnicos administrativos Jamerson Cavalcante (auxiliar de biblioteca), Lidiane Neves (jornalista) e Maíra Gomes (técnica de enfermagem); e pela representante discente Natália Ferro, do curso técnico em Meio Ambiente.

Para contato por e-mail, os endereços disponíveis são: carlos.maciel@ifal.edu.br (presidente da comissão) e lidiane.neves@ifal.edu.br (secretária). Mais informações sobre as eleições do Ifal podem ser consultadas a página específica do processo.