Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Edital Proex: prazo para submeter propostas de extensão é prorrogado até 26 de maio

Edital 2023 prevê o montante de R$ 665 mil para contemplar com bolsas ações vinculadas a programas e projetos
por Lidiane Neves publicado: 23/05/2023 14h39, última modificação: 23/05/2023 14h39

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) prorrogou, até sexta-feira, 26, o prazo para submissão de propostas de programas e projetos em 2023. O edital prevê o montante de R$ 665 mil para contemplar com bolsas as iniciativas classificadas dentro do limite orçamentário de cada programa.

Além da mudança no cronograma, a retificação do edital inclui a concessão de bolsas no valor de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais) para os bolsistas com carga horária mensal de 32 horas. Antes, só estava previsto o pagamento das bolsas com o valor reajustado para R$ 700,00 (setecentos reais) aos estudantes envolvidos em ações extensionistas com 64 horas mensais de atividades.

Como submeter propostas

As inscrições devem ser realizadas no SIGAA/Módulo de Extensão, conforme orientações do Manual de Procedimentos para realização de Programas e Projetos de Extensão no Ifal.

Os projetos devem fazer parte dos programas Artifal, Minha Comunidade, Mulheres Empreendedoras, Peaf (Agricultura Familiar) ou Propeq. Também podem ser submetidas propostas não vinculadas aos programas citados.

É necessário que o projeto enviado esteja em conformidade com as áreas temáticas de extensão e diretrizes extensionistas do Ifal, bem como interagir de forma sistematizada com a comunidade externa. Cada servidor, seja do quadro docente ou técnico-administrativo, pode submeter até três propostas.

Próximas etapas

A avaliação dos projetos será constituída em três etapas. A primeira se refere à recomendação da proposta, a ser realizada pela Coordenação de Extensão do campus ou Diretoria de Educação a Distância (Diread), no caso dos cursos dessa modalidade.

A segunda etapa corresponde à autorização da proposta por parte da Direção-Geral do campus ou Diread. Já a terceira e última etapa, de caráter eliminatório ou classificatório, avaliará aspectos como: impacto social esperado, clareza da proposta e adequação da metodologia à proposta.

O resultado preliminar deverá ser divulgado em 19 de julho, com período de interposição de recursos entre os dias 20 e 21 de julho. O resultado final está previsto para o dia 26 de julho. O período de execução dos projetos se dará entre 1º de agosto e 30 de dezembro do mesmo ano.

Confira na íntegra o documento retificado: Edital nº 06/2023 - Programas e Projetos de Extensão

*Com informações de Isabelle Guedes, estagiária sob a supervisão de Bruno Andrade