Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Dia Mundial da Água: desafios e oportunidades enfocam discussões no Campus Penedo

Ciclo de palestras abriu espaço para profissionais da área ambiental, pesquisadores e integrantes de movimentos sociais.

publicado: 23/03/2018 14h32, última modificação: 26/03/2018 13h46

O Dia Mundial da Água (22 de março) foi lembrado no Campus Penedo com uma programação especial envolvendo todos os estudantes do curso técnico em Meio Ambiente e outras pessoas interessadas nas discussões sobre os desafios de preservação desse imprescindível recurso natural, bem como sobre as oportunidades aos múltiplos caminhos de uso da água.

No auditório, a professora Aline Alves, coordenadora do grupo responsável pela organização do evento, abriu oficialmente as atividades. “Pensamos numa programação especial para este dia, não apenas porque temos um curso na área ambiental, mas porque somos todos cidadãos e o compromisso de formar, independente do curso, pessoas conscientes e engajadas. Afinal, todos querem ter o direito de acesso à água, mas poucos querem se engajar no dever de proteger esse recurso”, ressaltou a docente. Gestores do Ifal Penedo também participaram da abertura. A apresentação cultural ficou por conta do grupo de música ArtIfal.

A maior parte da programação esteve voltada para a realização de palestras e mesas redondas. O tema geral “A água em questão: desafios e oportunidades” foi amplamente discutido sob diferentes visões e experiências. O evento abriu espaço para profissionais da área ambiental, pesquisadores e integrantes de movimentos sociais.

No período da manhã, o engenheiro agrônomo Antônio Canário falou sobre a experiência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no uso racional e sustentável da água para execução de políticas públicas de desenvolvimento regional. Já o professor Petrônio Filho, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), apresentou o trabalho de monitoramento da qualidade da água no Baixo São Francisco, feito dentro do projeto Observando os Rios da ONG SOS Mata Atlântica, na qual estudantes e docentes da Ufal atuam como voluntários.

Dia Mundial da Água no Campus PenedoÀ tarde, o biólogo Guilherme Borba Junior trouxe o tema "O Ambiente Aquático e a Extração Mineral", com foco na atividade de pequenos mineradores, mostrando que todos têm o direito de explorar o meio ambiente, porém, de forma consciente. O engenheiro florestal, Carlos Miranda, que é técnico de laboratório em Meio Ambiente no Ifal Penedo, integrou a programação vespertina abordando a importância da vegetação na produção de água.

Ilha do Jegue - O ciclo de palestras foi encerrado com o coordenador do Movimento Ecológico Filhos do Velho Chico – O Pirá, Antenor Nerys, que trouxe a temática  “Ilha como espaço coletivo X conservação do meio ambiente”, usando como exemplo a Ilha do Jegue, em Penedo. O local tem um histórico de batalha judicial pela posse da terra, mas hoje é considerado patrimônio da União, sendo, portanto, um bem público a ser ambientalmente preservado.

“Ficou proibida a construção de casas de alvenaria, a retirada de qualquer espécie de vegetação nativa, o plantio de culturas permanentes, e as famílias que hoje fazem uso da ilha usufruem desse direito como pequenos produtores rurais voltados à agricultura de subsistência”, explicou Nerys, acrescentando que a visão do movimento é a de que as ilhas sejam preservadas de modo a se evitar o assoreamento do rio.

Dia Mundial da Água no Campus PenedoO momento contou com a participação de pessoas da comunidade da Ilha do Jegue. Na ocasião, o presidente da Associação de Moradores enriqueceu a palestra com seu depoimento a conquista do direito de uso do espaço coletivo aliado à conservação do meio ambiente. “Hoje, somos cerca 25 famílias que conseguem tirar seu sustento e preservar a ilha como manda a lei”, afirmou.

Fundador do Movimento Ecológico Filhos do Velho Chico – O Pirá, Antônio Gomes dos Santos, completou a palestra com uma série de reflexões sobre os problemas do Rio São Francisco e recitando um de seus poemas alusivos à causa. O texto de Toninho Pescador, como é conhecido na região, foi escrito em 1984 e, naquela época, já demonstrava preocupação com a situação de escassez do rio. Hoje com 86 anos, o ribeirinho sempre atuou em defesa do Velho Chico.

Confira todas as fotos em álbum publicado na página do Ifal Penedo no Facebook.