Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Devido às chuvas, Ifal Penedo prevê volta às aulas somente na quinta-feira, 13

Devido às chuvas, Ifal Penedo prevê volta às aulas somente na quinta-feira, 13

Equipe gestora se reuniu esta manhã para avaliar condições de retorno; previsão será confirmada na quarta, 12
por Lidiane Neves publicado: 10/07/2023 13h09, última modificação: 10/07/2023 13h24

Após reunião ocorrida na manhã desta segunda-feira, 10, entre a equipe diretiva e as coordenações, a Direção-Geral do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo informa que manterá a suspensão das aulas, inicialmente, até quarta, 12.

A decisão foi motivada pela avaliação do impacto das chuvas que atingem o município e região, desde o último fim de semana. Como a unidade de ensino estava em recesso acadêmico desde 23 de junho, a volta às aulas fica então prevista para quinta-feira, 13.

“Provisoriamente, essa é a data de nosso retorno, mas seguiremos monitorando a situação e vamos nos reunir amanhã [11/07] e na quarta pela manhã, para uma nova avaliação e confirmação dessa decisão inicial”, explica o diretor-geral Felipe Thiago Souza.

Em um breve levantamento realizado pelo campus, a principal problemática apontada pelos estudantes é o deslocamento entre suas casas e o Ifal. “A maioria dos relatos está ligada ao acesso. Em Penedo, embora na maioria dos povoados o transporte esteja fluindo, há localidades que não está, e temos alguns alunos que residem nelas”, justifica Felipe Thiago, citando como exemplo os povoados Capela, Murici, Marcação e Riacho do Pedro.

Segundo ele, trata-se de informações obtidas junto à secretaria municipal responsável pelo setor de transporte. “Dialogamos também com a Prefeitura de Igreja Nova, cujo responsável ficou de nos dar retorno sobre as condições de acesso nos povoados de lá, mas já recebemos relatos de alunos que moram em Ipiranga, Tapera, Bela vista, Ilha das Antas, Itaperucu e Serraria”, completa o diretor-geral.

No que se refere a possíveis situações de vulnerabilidade enfrentadas pelos estudantes em relação a moradia, alimentação e suprimentos, até então, o Ifal Penedo não recebeu nenhuma demanda. Para facilitar o levantamento dessas informações, a Assistência Estudantil orienta que os alunos respondam o formulário disponível por meio do link bit.ly/form-chuvas. É solicitada também a colaboração de todos os estudantes, caso tenham conhecimento de que algum colega está sem internet ou incomunicável em função das fortes chuvas.