Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > CRQ-AL agenda ação itinerante no Ifal Penedo para registro profissional de egressos

Atendimento no campus está marcado para o dia 16 de agosto; técnicos interessados devem providenciar documentação
por Lidiane Neves publicado: 31/07/2024 14h37, última modificação: 31/07/2024 14h56

No dia 16 de agosto, o Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo receberá o Conselho Regional de Química da 17ª Região (CRQ-AL) para uma ação itinerante. A visita está agendada para acontecer no auditório, das 11h às 17h, e tem como objetivo atender a demanda de alunos egressos com interesse em se registrar no órgão e obter a carteira profissional.

Vale lembrar que, de acordo com a Lei nº 2.800/56, todo profissional da Química que exerce, ou pretende exercer atividades na área, é obrigado a se registrar no conselho regional a cuja jurisdição estiver sujeito. A falta de registro no CRQ, portanto, implica no exercício ilegal da profissão e em sanções previstas na lei. Quanto ao uso da carteira profissional, a obrigatoriedade está regulamentada pela Resolução Normativa nº 222/2009 do Conselho Federal de Química (CFQ).

Tais serviços são pagos e os valores podem ser consultados no site: crq17.org.br, no menu Profissional > Registro. O boleto a ser gerado no momento do cadastro terá prazo de vencimento posterior. Quanto à documentação exigida, os interessados devem apresentar original e cópia do:

• Diploma do curso para registro definitivo OU certificado de conclusão para registro provisório;
  • Histórico do curso;
  • RG;
  • CPF;
  • Título de Eleitor;
  • Reservista (apenas do sexo masculino);
  • 4 fotos 3×4 (recentes e coloridas);
  • Carteira de Trabalho (partes: foto, dados e contratos de trabalho até a página em branco);
  • Comprovante do tipo sanguíneo;
  • Comprovante de residência;
  • Formulário de Registro preenchido.

Realizado o registro, aos profissionais que estejam desempregados e sem qualquer fonte de renda, é concedido o benefício temporário de isenção de anuidade. Em caso de dúvidas sobre a ação itinerante do CRQ-AL, o contato é a professora Elisangela Santos (elisangela.santos@ifal.edu.br).