Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > CRA informa sobre documentação para matrícula dos classificados no Exame de Seleção 2020
conteúdo

Notícias

CRA informa sobre documentação para matrícula dos classificados no Exame de Seleção 2020

Aprovados para os cursos do Ifal Penedo devem se matricular no período de 6 a 10 de janeiro.

publicado: 16/12/2019 19h09, última modificação: 16/12/2019 19h09

As matrículas dos classificados no Exame de Seleção 2020 para os cursos técnicos do Ifal Penedo serão realizadas no período de 6 a 10 de janeiro, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Assim como ocorre todos os anos, para organizar o fluxo de matrícula em cada curso, a Coordenação de Registro Acadêmico (CRA) estabeleceu dias específicos de atendimento. Desse modo, o cronograma traz os dias 06 e 07/01 para Química integrado; 08 e 09/01 para Meio Ambiente; e 10/01 para Química subsequente.

A documentação necessária para todos os classificados, independente do tipo de vaga (ampla concorrência ou cotas), é a seguinte: carteira de identidade (RG); histórico escolar do ensino fundamental (cursos integrados) ou médio concluído (curso subsequente) ou a declaração de conclusão; título de eleitor (maiores de 18 anos); documento que comprove a situação com o Serviço Militar (maiores de 18 anos do sexo masculino); Cadastro de Pessoa Física (CPF) próprio e dos responsáveis legais, caso seja menor de idade; certidão de nascimento ou casamento; comprovante de residência atualizado; e duas fotos 3x4 de frente, idênticas e recentes.

“Com exceção das fotos, devem ser apresentadas original e fotocópia de cada um dos documentos solicitados”, ressalta a coordenadora de Registro Acadêmico em exercício, Natali Souza. Ela completa que, para efetivação da matrícula, todos os convocados terão também que preencher dois formulários: a Declaração de Composição de Família e o Cálculo da Renda Familiar Bruta. “Ambos serão disponibilizados pela CRA no próprio setor e podem ser preenchidos na hora”, informa a servidora.

Cotistas

Além da documentação comum a todos os classificados, os candidatos aprovados na modalidade Reserva de Vagas (PPI-1, PPI-2, OE-1 e OE-2) deverão preencher a Declaração Étnico-Racial e apresentar os comprovantes de renda (contracheque, extrato bancário, declarações etc.). Já os classificados como PcD deverão apresentar laudo médico atestando a espécie e o grau da deficiência.

Com relação à comprovação de renda, Natali Souza relata que é comum o candidato trazer o saldo bancário como comprovante, o que é um erro. “A gente reforça que saldo bancário não é extrato. É preciso que o papel emitido pelo banco tenha o nome da pessoa e a identificação do benefício, e não apenas o valor que a pessoa possui na conta, naquele momento”, esclarece. Nos casos em que o Bolsa Família for a única fonte de sustento da casa, não será necessário apresentar o extrato da conta bancária, uma vez que o benefício não se caracteriza oficialmente como renda. “Para esses casos, disponibilizaremos a Declaração de Situação de Desemprego”, complementa.

Para os cotistas, a servidora faz mais um esclarecimento: “caso o aprovado cotista apresente a declaração de conclusão do ensino fundamental ou médio no lugar do histórico escolar, é preciso que o documento emitido pela escola de origem informe que o aluno cursou todo o ensino fundamental (do 1° ao 9° ano) em escola pública ou que o aluno cursou todo o ensino médio (do 1° ao 3º ano) em escola pública”.

Na falta de qualquer um dos documentos listados, não será possível efetuar a matrícula. Caso o estudante seja menor de idade, é o responsável legal quem deve comparecer para matriculá-lo. “Este ano, a documentação solicitada inclui não só as informações necessárias ao cadastro do novo aluno no Sigaa [Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas do Ifal], como também à emissão da ID Estudantil, carteira digital oficial do estudante brasileiro recentemente lançada pelo Ministério da Educação”, finaliza Natali Souza.

Em caso de dúvidas, pode-se entrar em contato com a CRA pelo e-mail cra.penedo@ifal.edu.br ou telefone (82) 2126-6409.