Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Connepi: trabalho de professor do Ifal Penedo fica em 1º lugar nas Ciências Humanas

Joallan Rocha, professor de sociologia, abordou o conceito de classe e consciência na obra do historiador marxista E.P. Thompson.

publicado: 14/12/2016 08h56, última modificação: 30/01/2017 14h58
Joallan Rocha (direita da tela) ao lado de outros docentes que também participaram do Connepi.

Dentre os 273 banners da área de Ciências Humanas apresentados durante o 11º Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), o trabalho do professor de sociologia do Ifal Penedo, Joallan Cardim Rocha, ficou em primeiro lugar. O anúncio dos três melhores trabalhos de cada área ocorreu na tarde de encerramento do evento que reuniu, de 6 a 9 de dezembro, estudantes e pesquisadores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, além de algumas universidades federais, estaduais e privadas.

Intitulado “Classe e consciência na obra do historiador marxista E.P. Thompson”, o trabalho do professor Joallan colocou em evidência as polêmicas e discussões com relação à obra de Thompson, suscitadas não só no interior da tradição marxista, como também nas ciências sociais de maneira geral. O artigo submetido ao 11º Connepi é resultado de uma revisão de literatura feita durante o mestrado do professor em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia, nos anos de 2014 e 2015.

Conforme o trabalho apresentado, o centro da polêmica da obra do historiador estudado se deu em torno do conceito de classe social. “Thompson entendia a classe como um fenômeno histórico e não como resultado mecânico do processo de industrialização, divergindo da tradição estruturalista do marxismo, que entendia as classes a partir da sua relação com os meios de produção”, explicou o docente, acrescentando que essa nova concepção foi acusada de ser essencialmente voluntarista, subjetivista e culturalista.

Para Joallan Rocha, a leitura de Thompson da obra marxiana é importante por fornecer um ponto de partida fundamental para a atualização do debate sobre as classes sociais e a centralidade do mundo do trabalho. “Sua obra nos ministra elementos importantes para a retomada desse debate teórico-metodológico ao fornecer uma concepção dinâmica das classes sociais, através das noções de processo, relação, experiência, formação e consciência de classe”, ressaltou. “Diferentemente da tradição marxista hegemônica na época [meados do século XX], a abordagem teórica proposta por Thompson não exclui os sujeitos políticos e sociais, conscientes e ativos envolvidos nesse processo”, concluiu.

Ao todo, o 11º Connepi premiou 54 trabalhos, entre bannes e apresentações orais, distribuídos entre as áreas de Ciências Exatas; Ciências Biológicas; Engenharias Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Letras, Linguística e Arte; e Multidisciplinar.