Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Conheça os quatro projetos de ensino aprovados para 2019 no Ifal Penedo

Conheça os quatro projetos de ensino aprovados para 2019 no Ifal Penedo

Desenvolvidas extraclasse, iniciativas terão duração de oito meses com foco na melhoria do processo de ensino e de aprendizagem.

publicado: 21/03/2019 16h19, última modificação: 21/03/2019 16h19

Aprovados em edital da Pró-reitoria de Ensino (Proen), quatro projetos serão executados ao longo de 2019, no Ifal Penedo, visando melhorar o processo de ensino-aprendizagem e estimular práticas que ampliem o universo de vivências dos estudantes para além daquelas já propostas nos projetos pedagógicos dos cursos. O desenvolvimento das ações será coordenado por docentes e técnicas administrativas, com o auxílio de estudantes bolsistas, conforme previsto no edital de seleção dos projetos de ensino.

Com duas iniciativas aprovadas, a professora de Desenho Técnico, Bruna Machado Dória, pretende em uma delas aprofundar os conteúdos da disciplina que ministra, fazendo uso do computador e de softwares específicos. “A ideia é que o projeto seja uma continuidade do componente curricular agora ofertado nas turmas de 2º ano dos cursos técnicos integrados ao ensino médio”, explica a docente, ressaltando que o desenho técnico auxiliado por computador é, nos tempos atuais, uma ferramenta imprescindível na formação de profissionais das áreas técnicas. “Por meio de aulas teóricas e atividades de aprendizagem orientadas, vamos capacitar os alunos para a utilização do software AutoCAD, usado na elaboração de desenhos técnicos em 2D”, completa.

O outro projeto coordenado por Bruna, que tem formação acadêmica em Arquitetura e Urbanismo, vai trabalhar o patrimônio cultural de Penedo com alunos dos 1º e 2º anos dos cursos técnicos integrados. “O objetivo principal é estudar e conhecer as riquezas patrimoniais da cidade, fomentando a educação patrimonial e fazendo com que esses estudantes possam se reconhecer como agentes desse espaço”, afirma a professora, destacando que se trata de uma atividade de cunho interdisciplinar, que envolverá conteúdos de Português, História, Biologia e Desenho Técnico. “Ao todo, realizaremos 14 encontros de ordem expositiva, experimental, aplicativa e interventiva, buscando evidenciar características do local onde vive grande parte de nossos discentes”.

Educação em saúde – Na perspectiva de que o acesso à informação produz transformações positivas no comportamento e estilo de vida das pessoas, a psicóloga Bárbara Guerreiro, a assistente de aluno Flávia Seixas e a nutricionista Lidiane de Almeida conduzirão juntas o projeto de ensino “Educação em saúde: construindo caminhos para a prevenção de doenças e promoção à saúde no Instituto Federal de Alagoas”. A iniciativa terá duração de oito meses, buscando compartilhar informações que contribuam para a melhoria das condições de saúde do corpo discente.

“Sabe-se que os jovens e adolescentes representam grupos vulneráveis no que diz respeito às condições de saúde. Tal fato justifica-se pela adoção de estilos de vida que causam danos à saúde. A educação em saúde possibilita o acesso a informações que podem modificar comportamentos de riscos e promover escolhas mais saudáveis. Desse modo, é possível prevenir doenças e gerar melhoria na qualidade de vida”, justifica a psicóloga do Ifal Penedo.

Durante a execução do projeto, serão abordados temas como alimentação saudável, educação ambiental e consumo consciente, saúde sexual e reprodutiva, violências, e uso abusivo de álcool e outras drogas. A abordagem ocorrerá por meio de oficinas, palestras e rodas de conversa, entre outras atividades. “Além das ações temáticas, serão ofertadas oficinas de meditação, que visam à promoção da saúde mental, diminuindo a ansiedade e o estresse e melhorando a concentração e o autocontrole”, informa Bárbara Guerreiro.

Atletas da Matemática – O quarto projeto de ensino foca na aprendizagem dos conteúdos de Matemática por parte dos alunos dos cursos técnicos integrados, visando à melhoria do desempenho desses estudantes em olimpíadas do conhecimento, tais como a OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e a OMIF - Olimpíada Internacional de Matemática dos Institutos Federais.

“A metodologia proposta é a resolução de problemas, na qual será realizado um estudo das questões das provas de anos anteriores e, em seguida, a socialização e discussão das mesmas com os alunos, bem como a revisão dos conteúdos matemáticos necessários à resolução”, explica a professora Mayra Albuquerque, coordenadora do projeto. Segundo ela, a iniciativa conta com a colaboração de outros docentes da área e também pretende auxiliar na redução da evasão escolar decorrente de dificuldades com a disciplina, construindo junto ao aluno habilidades que permita a ele interpretar e resolver situações-problemas envolvendo a Matemática, direta ou indiretamente.