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Conheça os quatro projetos de ensino aprovados para 2019 no Ifal Penedo
Desenvolvidas extraclasse, iniciativas terão duração de oito meses com foco na melhoria do processo de ensino e de aprendizagem.
Aprovados em edital da Pró-reitoria de Ensino (Proen), quatro projetos serão executados ao longo de 2019, no Ifal Penedo, visando melhorar o processo de ensino-aprendizagem e estimular práticas que ampliem o universo de vivências dos estudantes para além daquelas já propostas nos projetos pedagógicos dos cursos. O desenvolvimento das ações será coordenado por docentes e técnicas administrativas, com o auxílio de estudantes bolsistas, conforme previsto no edital de seleção dos projetos de ensino.
Com duas iniciativas aprovadas, a professora de Desenho Técnico, Bruna Machado Dória, pretende em uma delas aprofundar os conteúdos da disciplina que ministra, fazendo uso do computador e de softwares específicos. “A ideia é que o projeto seja uma continuidade do componente curricular agora ofertado nas turmas de 2º ano dos cursos técnicos integrados ao ensino médio”, explica a docente, ressaltando que o desenho técnico auxiliado por computador é, nos tempos atuais, uma ferramenta imprescindível na formação de profissionais das áreas técnicas. “Por meio de aulas teóricas e atividades de aprendizagem orientadas, vamos capacitar os alunos para a utilização do software AutoCAD, usado na elaboração de desenhos técnicos em 2D”, completa.
O outro projeto coordenado por Bruna, que tem formação acadêmica em Arquitetura e Urbanismo, vai trabalhar o patrimônio cultural de Penedo com alunos dos 1º e 2º anos dos cursos técnicos integrados. “O objetivo principal é estudar e conhecer as riquezas patrimoniais da cidade, fomentando a educação patrimonial e fazendo com que esses estudantes possam se reconhecer como agentes desse espaço”, afirma a professora, destacando que se trata de uma atividade de cunho interdisciplinar, que envolverá conteúdos de Português, História, Biologia e Desenho Técnico. “Ao todo, realizaremos 14 encontros de ordem expositiva, experimental, aplicativa e interventiva, buscando evidenciar características do local onde vive grande parte de nossos discentes”.
Educação em saúde – Na perspectiva de que o acesso à informação produz transformações positivas no comportamento e estilo de vida das pessoas, a psicóloga Bárbara Guerreiro, a assistente de aluno Flávia Seixas e a nutricionista Lidiane de Almeida conduzirão juntas o projeto de ensino “Educação em saúde: construindo caminhos para a prevenção de doenças e promoção à saúde no Instituto Federal de Alagoas”. A iniciativa terá duração de oito meses, buscando compartilhar informações que contribuam para a melhoria das condições de saúde do corpo discente.
“Sabe-se que os jovens e adolescentes representam grupos vulneráveis no que diz respeito às condições de saúde. Tal fato justifica-se pela adoção de estilos de vida que causam danos à saúde. A educação em saúde possibilita o acesso a informações que podem modificar comportamentos de riscos e promover escolhas mais saudáveis. Desse modo, é possível prevenir doenças e gerar melhoria na qualidade de vida”, justifica a psicóloga do Ifal Penedo.
Durante a execução do projeto, serão abordados temas como alimentação saudável, educação ambiental e consumo consciente, saúde sexual e reprodutiva, violências, e uso abusivo de álcool e outras drogas. A abordagem ocorrerá por meio de oficinas, palestras e rodas de conversa, entre outras atividades. “Além das ações temáticas, serão ofertadas oficinas de meditação, que visam à promoção da saúde mental, diminuindo a ansiedade e o estresse e melhorando a concentração e o autocontrole”, informa Bárbara Guerreiro.
Atletas da Matemática – O quarto projeto de ensino foca na aprendizagem dos conteúdos de Matemática por parte dos alunos dos cursos técnicos integrados, visando à melhoria do desempenho desses estudantes em olimpíadas do conhecimento, tais como a OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e a OMIF - Olimpíada Internacional de Matemática dos Institutos Federais.
“A metodologia proposta é a resolução de problemas, na qual será realizado um estudo das questões das provas de anos anteriores e, em seguida, a socialização e discussão das mesmas com os alunos, bem como a revisão dos conteúdos matemáticos necessários à resolução”, explica a professora Mayra Albuquerque, coordenadora do projeto. Segundo ela, a iniciativa conta com a colaboração de outros docentes da área e também pretende auxiliar na redução da evasão escolar decorrente de dificuldades com a disciplina, construindo junto ao aluno habilidades que permita a ele interpretar e resolver situações-problemas envolvendo a Matemática, direta ou indiretamente.