Notícias
Confira pesquisas do Ifal Penedo apresentadas durante Congresso Acadêmico
Dos cinco trabalhos expostos de forma oral, dois são da área de ciências humanas, dois do campo das engenharias e um de ciências exatas e da terra.

As apresentações ficaram a cargo dos alunos bolsistas que integram os projetos.
Os projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Campus Penedo foram apresentados no IV Encontro de Inovação, Tecnologia e Iniciação Científica (Eitic), no último dia de atividades do 1º Congresso Acadêmico do Ifal (Conac), realizado entre 17 e 19 de agosto, no Campus Palmeira dos Índios. Dos cinco trabalhos expostos de forma oral, dois são da área de ciências humanas, dois do campo das engenharias e um de ciências exatas e da terra, que se dedica à avaliação do potencial biotecnológico da pinha, também conhecida como fruta-do-conde ou ata.
As apresentações ficaram a cargo dos alunos bolsistas que integram os projetos. No âmbito das ciências humanas, os dois trabalhos buscam analisar e colaborar com contextos internos. A pesquisa intitulada “Filosofia da Linguagem na Contemporaneidade” e coordenada pelo professor Ednilson Matias, por exemplo, visa contribuir para a formação filosófica e acadêmica dos estudantes do Ifal, a partir do estudo sobre a linguagem enquanto tema central na filosofia contemporânea e definida com “instrumento de produção de sentido para toda e qualquer formulação do intelecto humano”.
Já o estudo coordenado pela assistente social Danielly Spósito, sobre a temática de gênero, tem como objeto servidores do Ifal e se propõe a analisar como se constrói a igualdade de oportunidades entre os sexos no âmbito laboral da reitoria. Conforme explicaram as bolsistas Larissa Antunes e Layane Victoria da Silva, o trabalho foi realizado em três etapas: levantamento bibliográfico sobre gênero e igualdade de oportunidades no âmbito laboral; identificação de documentos políticos de domínio público; e construção do diagnóstico da situação laboral dos servidores.
Os dados que compõem o diagnóstico foram coletados em fevereiro deste ano e levam em conta os seguintes aspectos: sexo, idade, tempo de exercício, órgão de origem/lotação, regime jurídico, profissão, jornada de trabalho, formação profissional, tipo de funções e/ou direções assumidas e salário.
Como um dos resultados, a realização do estudo possibilitou a adesão do Ifal ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, implementado pelo governo federal com o objetivo de disseminar novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional para alcançar a igualdade entre mulheres e homens no mundo do trabalho. “Dentre as ações planejadas pelo comitê local, já realizados um curso de capacitação voltado para as lideranças de setores estratégicos do instituto e pessoas interessadas na temática”, destacou Danielly Spósito.
Engenharias – As duas pesquisas da área, desenvolvidas por docentes e alunos do Campus Penedo, estão relacionadas à indústria sucroalcooleira. Em uma delas, o foco é o estudo da influência das impurezas vegetais no processo de produção do açúcar, no qual a colheita mecanizada tem se tornado cada vez mais frequente. No projeto desenvolvido sob a coordenação do professor Mirelle Márcio Cabral são analisadas todas as etapas do processamento da cana-de-açúcar, desde a recepção até o produto final.
Já na pesquisa orientada pelo professor Renan Santos e apresentada no IV Eitic pela aluna Talia Oliveira, o objetivo é estudar o processo de fermentação em batelada de uma microdestilaria desenvolvida pelo Senai. Ou seja, a partir de experimentos com diferentes micro-organismos, concentrações de substrato e de levedura, o que se pretende é identificar as melhores condições de processo para que resultem em melhor produtividade e eficiência do etanol de cana-de-açúcar.