Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Confira pesquisas do Ifal Penedo apresentadas durante Congresso Acadêmico

Confira pesquisas do Ifal Penedo apresentadas durante Congresso Acadêmico

Dos cinco trabalhos expostos de forma oral, dois são da área de ciências humanas, dois do campo das engenharias e um de ciências exatas e da terra.

publicado: 22/08/2016 17h50, última modificação: 24/08/2016 16h51
Exibir carrossel de imagens As apresentações ficaram a cargo dos alunos bolsistas que integram os projetos.

As apresentações ficaram a cargo dos alunos bolsistas que integram os projetos.

Os projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Campus Penedo foram apresentados no IV Encontro de Inovação, Tecnologia e Iniciação Científica (Eitic), no último dia de atividades do 1º Congresso Acadêmico do Ifal (Conac), realizado entre 17 e 19 de agosto, no Campus Palmeira dos Índios. Dos cinco trabalhos expostos de forma oral, dois são da área de ciências humanas, dois do campo das engenharias e um de ciências exatas e da terra, que se dedica à avaliação do potencial biotecnológico da pinha, também conhecida como fruta-do-conde ou ata.

As apresentações ficaram a cargo dos alunos bolsistas que integram os projetos. No âmbito das ciências humanas, os dois trabalhos buscam analisar e colaborar com contextos internos. A pesquisa intitulada “Filosofia da Linguagem na Contemporaneidade” e coordenada pelo professor Ednilson Matias, por exemplo, visa contribuir para a formação filosófica e acadêmica dos estudantes do Ifal, a partir do estudo sobre a linguagem enquanto tema central na filosofia contemporânea e definida com “instrumento de produção de sentido para toda e qualquer formulação do intelecto humano”.

Já o estudo coordenado pela assistente social Danielly Spósito, sobre a temática de gênero, tem como objeto servidores do Ifal e se propõe a analisar como se constrói a igualdade de oportunidades entre os sexos no âmbito laboral da reitoria. Conforme explicaram as bolsistas Larissa Antunes e Layane Victoria da Silva, o trabalho foi realizado em três etapas: levantamento bibliográfico sobre gênero e igualdade de oportunidades no âmbito laboral; identificação de documentos políticos de domínio público; e construção do diagnóstico da situação laboral dos servidores.

Conac 2016Os dados que compõem o diagnóstico foram coletados em fevereiro deste ano e levam em conta os seguintes aspectos: sexo, idade, tempo de exercício, órgão de origem/lotação, regime jurídico, profissão, jornada de trabalho, formação profissional, tipo de funções e/ou direções assumidas e salário.

Como um dos resultados, a realização do estudo possibilitou a adesão do Ifal ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, implementado pelo governo federal com o objetivo de disseminar novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional para alcançar a igualdade entre mulheres e homens no mundo do trabalho. “Dentre as ações planejadas pelo comitê local, já realizados um curso de capacitação voltado para as lideranças de setores estratégicos do instituto e pessoas interessadas na temática”, destacou Danielly Spósito.

Engenharias – As duas pesquisas da área, desenvolvidas por docentes e alunos do Campus Penedo, estão relacionadas à indústria sucroalcooleira. Em uma delas, o foco é o estudo da influência das impurezas vegetais no processo de produção do açúcar, no qual a colheita mecanizada tem se tornado cada vez mais frequente. No projeto desenvolvido sob a coordenação do professor Mirelle Márcio Cabral são analisadas todas as etapas do processamento da cana-de-açúcar, desde a recepção até o produto final.

Já na pesquisa orientada pelo professor Renan Santos e apresentada no IV Eitic pela aluna Talia Oliveira, o objetivo é estudar o processo de fermentação em batelada de uma microdestilaria desenvolvida pelo Senai. Ou seja, a partir de experimentos com diferentes micro-organismos, concentrações de substrato e de levedura, o que se pretende é identificar as melhores condições de processo para que resultem em melhor produtividade e eficiência do etanol de cana-de-açúcar.