Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Confira locais de aplicação e orientações para 2ª fase da Obmep no dia 7 de outubro

Dos 27 estudantes do Ifal Penedo classificados para a próxima fase, 26 farão a prova na mesma escola estadual
por Lidiane Neves publicado: 02/10/2023 11h58, última modificação: 02/10/2023 12h00

No próximo sábado, 7, às 14h30, acontece a segunda fase da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). O Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo teve 27 estudantes classificados para esta etapa e 26 deles farão a prova na Sala 5 da Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto, localizada na Rua Castro Alves, s/n, bairro Santa Luzia, em Penedo.

O único aluno que realizará a prova em local diferente é Ian Muniz Ferro. No dia e hora marcados para a segunda fase da Obmep, o estudante deverá se dirigir à Escola Estadual Correia Titara, situada na Av. Conselheiro Ulisses Guedes, s/n, bairro Brasília, em Piaçabuçu (CLIQUE AQUI para conferir a lista com os nomes dos 27 classificados e respectivos locais de aplicação da prova).

Os alunos deverão apresentar-se no local informado munidos de documento de identificação oficial com foto, lápis, borracha e caneta esferográfica azul ou preta. A realização da prova terá início rigorosamente no horário estabelecido (14h30), de acordo com o horário de Brasília, que é o mesmo fuso adotado em Alagoas. Conforme o regulamento da 18ª Obmep, fica estipulada a tolerância para o atraso de, no máximo, 20 minutos do início da prova, ainda que seja um único participante.

Os estudantes terão até três horas para responder uma prova discursiva composta de 6 questões, valendo até 20 pontos cada, totalizando 120 pontos. Para os alunos com necessidades especiais ou que precisarem de auxílio, o tempo concedido será de quatro horas. Em caso de atraso por parte do candidato, esse tempo será descontado do tempo total de prova, não alterando a duração máxima estabelecida. As respostas da prova podem ser feitas à caneta ou a lápis, mas sempre com letra legível.

Não será permitido ingressar na sala com livros ou qualquer material impresso e dispositivos eletrônicos como calculadoras, telefones celulares, tablets, relógio e fones de ouvido, entre outros, sob pena de desclassificação. Tais objetos deverão ser guardados no envelope fornecido pelo aplicador. Todas as orientações sobre o que é permitido ou proibido durante a aplicação da prova devem ser conferidas no item 5.4 do regulamento (CLIQUE AQUI).

A correção das provas da segunda fase é de responsabilidade exclusiva do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). O gabarito será publicamente disponibilizado no site www.obmep.org.br em até 30 dias úteis após a realização do certame. A divulgação dos premiados está prevista para 20 de dezembro e será baseada exclusivamente nas notas obtidas na segunda fase, seguindo uma ordem decrescente de desempenho, de acordo com os critérios do regulamento.

A Obmep é uma realização do Impa, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), promovida majoritariamente com recursos oriundos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Com o objetivo de estimular e promover o estudo da Matemática no Brasil, é destinada aos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental (níveis 1 e 2) e do ensino médio (nível 3) de escolas públicas e também privadas de todo o território brasileiro.