Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Confira edital para concessão de auxílios da Assistência Estudantil em 2022

Confira edital para concessão de auxílios da Assistência Estudantil em 2022

Inscrições para estudantes já regularmente matriculados nos cursos técnicos vão de 8 a 21 de fevereiro.
por Lidiane Neves publicado: 08/02/2022 06h13, última modificação: 21/02/2022 14h31

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo torna público o Edital 02/2022 da Assistência Estudantil, envolvendo os programas de Auxílio Permanência (PAuP), Auxílio Conectividade, Alunos Conectados, Incentivo às Práticas Artísticas e Desportivas (Pipad) e Apoio às Atividades Estudantis (PAAE).

Para participar da seleção, os estudantes regularmente matriculados em cursos técnicos das modalidades integrado e subsequente já podem se inscrever a partir desta terça-feira, 8, por meio do link: clica.ai/HUtJ2kz. O prazo é até 21 de fevereiro. O edital também se destina às turmas que ingressarão em 2022, mas as inscrições para os novos alunos somente serão abertas em momento posterior: de 17 a 22 de março.

Este ano, a seleção traz algumas mudanças. O envio da documentação, por exemplo, não será mais por e-mail. Os documentos já deverão ser anexados no próprio formulário on-line onde se encontra disponível o questionário socioeconômico para preenchimento. Os detalhes sobre o que enviar podem ser conferidos no item 3.4 do edital. Os modelos de requerimentos e declarações solicitadas estão disponíveis nos anexos do próprio edital.

As inscrições são abertas a todos os estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos. Prioritariamente, poderão ser contemplados aqueles com renda per capita (por pessoa da família) de até um salário-mínimo e meio vigente. No preenchimento do questionário socioeconômico on-line, o aluno deverá selecionar os programas que têm interesse em concorrer, sendo permitida a escolha de mais de um programa.

Sobre cada programa

PAuP – A Política de Assistência Estudantil do Ifal tem por finalidade possibilitar condições para o acesso dos estudantes, a permanência deles com qualidade na instituição e a conclusão com êxito nos cursos presenciais. Nesse sentido, o Programa Auxílio Permanência (PAuP) se caracteriza pela transferência de recursos financeiros a alunos com necessidades socioeconômicas caracterizadas por uma situação de risco e/ou vulnerabilidade social. Este ano houve mudança nos valores a serem concedidos. Em vez dos R$ 130,00 fixos, o auxílio poderá variar entre R$ 110,00 e R$ 300,00 por mês, a depender da necessidade apresentada e comprovada pelo estudante.

Auxílio Conectividade – Implementado em 2020 no contexto da pandemia do novo coronavírus, o programa é uma iniciativa do Ifal, que tem por finalidade proporcionar aos estudantes sem condições de acesso à internet, meios para manutenção do vínculo institucional. Sua concessão inclui duas modalidades: auxílio financeiro de R$ 70,00 mensais, para ser utilizado na contratação de serviço de acesso à internet fixa ou móvel; e disponibilização de equipamento (tablet) para acesso à internet mediante cessão para os discentes dos últimos anos ou doação para os demais.

Alunos Conectados – Trata-se de um programa realizado em parceria com o Ministério da Educação (MEC), que tem por finalidade permitir aos estudantes as condições para o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas fora do campus, através da concessão de Serviço Móvel (SMP), com fornecimento de SIM CARDs (chips telefônicos) das operadoras Claro e OI, de franquia de 40GB de tráfego de dados mensal para utilização em todo o território nacional, sem custo adicional por deslocamento.

Pipad – O programa se caracteriza pela concessão de uma bolsa mensal no valor de R$ 200,00, que possibilita aos estudantes o despertar para as experiências e o reconhecimento de suas habilidades nas diversas linguagens artísticas (artes visuais, dança, música ou teatro) e em modalidades desportivas. Para ser contemplado no Pipad, é necessário que o aluno tenha sido pré-selecionado pelos docentes responsáveis pelas disciplinas de Educação Física e Artes do Ifal Penedo.

PAAE – O Programa de Apoio às Atividades Estudantis abrange a concessão de recursos materiais, tais como óculos corretivos, fardamento escolar e material didático. Estes dois últimos já são fornecidos a todo o corpo discente, independente da renda familiar, a cada início de ano ou semestre letivo. Devem, portanto, concorrer a este edital apenas os estudantes interessados na aquisição de óculos corretivos de grau.

Em caso de dúvidas sobre o edital, o contato são os e-mails servicosocial.penedo@ifal.edu.br e caa.penedo@ifal.edu.br e o número de WhatsApp da Coordenação de Apoio Acadêmico: (79) 98172-7808.