Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Conac 2018: ações de extensão são compartilhadas em rodas de conversa e pôsteres

No primeiro dia do Congresso Acadêmico do Ifal, maior participação do Campus Penedo se deu na área de extensão.

publicado: 25/09/2018 20h49, última modificação: 02/10/2018 10h28

A 3ª edição do Congresso Acadêmico do Ifal (Conac) começou nesta terça-feira (25), no Campus Maceió, reunindo estudantes e servidores de todos os campi para o compartilhamento das ações e resultados obtidos nas áreas de ensino, pesquisa, inovação e extensão. A programação do evento integrador segue até quinta (27). No primeiro dia, o destaque da participação do Campus Penedo foi na extensão com um total de 14 ações, das quais oito apresentadas em rodas de conversa e seis em pôsteres.

Na exposição de pôsteres, as ações levadas pelos estudantes bolsistas incluíram o trabalho do grupo de teatro ligado ao ArtIfal; o curso de Programação Orientada a Objetos com PHP; o ProIfal, que prepara alunos para ingresso nos cursos técnicos integrados do instituto; e projetos diretamente desenvolvidos em escolas públicas de ensino fundamental de Penedo: Mucho Gusto, que faz uso de métodos lúdicos para o ensino do espanhol; ReciclArte, que trabalha com a reutilização de resíduos sólidos; e Rio São Francisco: conscientização da qualidade da água e lançamento de efluentes.

Esse último tem como público-alvo estudantes do 7º e 8º ano de duas escolas municipais localizadas na cidade ribeirinha. “O projeto vem sendo desenvolvido com o objetivo de instruir o público-alvo sobre questões básicas de saneamento, difundir a importância do Velho Chico, alertar para os perigos da poluição hídrica, conscientizar sobre as principais doenças de contágio por meio da água, informar sobre como realizar a desinfecção da água para consumo de forma simples e com baixo custo e, por fim, disseminar o conhecimento das comunidades onde o público-alvo está inserido”, explicou o aluno do curso técnico em Meio Ambiente, Diego Felipe Pereira, que desenvolve o projeto com o colega Vinícius Rocha Luz, sob a coordenação da professora Alline Lamenha.

Mais fotos das apresentações do Campus Penedo no Instagram (@ifalpenedo).Segundo ele, a ação já está na reta final e, no último questionário aplicado, os resultados surpreenderam. “No início do projeto, os alunos não tinham muito conhecimento sobre o rio São Francisco. Com a aplicação da metodologia, foi notável a aprendizagem sobre conceitos básicos de saneamento, situação do rio, importância da qualidade da água, métodos de tratamento simples, conscientização sobre o consumo médio em suas casas, entre outros assuntos abrangidos”, relatou Diego, esclarecendo que a metodologia envolveu a aplicação de questionário inicial, documentos e dados para embasar as discussões, apresentações de slides e documentários, rodas de conversa, testes de PH e uso de hipoclorito na água do rio.

Nas rodas de conversa, os projetos, programas e cursos de extensão do Campus Penedo foram alocadas em quatro áreas temáticas: Educação; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Saúde e Esporte; Gestão de Negócios; e Minha Comunidade. Nessa última, foram compartilhadas com estudantes e servidores de outros campi as três ações atualmente desenvolvidas na comunidade quilombola do Oiteiro: Observatório da cidadania, Resgate e valorização das tradições afro-brasileiras e Educação ambiental, com foco na sustentabilidade, inovação e cultura.