Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Comunidade do Ifal Penedo tem acesso à vacinação contra Covid e Influenza no campus

Somados os dois imunizantes, dia de campanha interna resultou na aplicação de 182 doses, a grande maioria em estudantes
por Lidiane Neves publicado: 16/12/2022 13h55, última modificação: 16/12/2022 14h09

Em parceria com a Secretaria de Saúde de Penedo, o Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo realizou, nesta quinta-feira, 15, no auditório, uma campanha de vacinação contra os vírus da Covid-19 e Influenza. A iniciativa, voltada para discentes e pessoas que trabalham na unidade de ensino, foi coordenada pela equipe de enfermagem da Assistência Estudantil.

Segundo a enfermeira Ana Raquel Carneiro, a campanha interna teve como foco viabilizar a aplicação da terceira dose contra a Covid nos estudantes. “Na semana passada, fizemos visitas às salas de aula para reforçar as medidas de prevenção ao coronavírus e foi constatado que muitos estavam com o esquema vacinal incompleto”, justifica a servidora.

No convite à equipe da Secretaria de Saúde, ficou também acertada a disponibilização das vacinas contra a Influenza e a Meningite. No entanto, as doses da meningocócica C estão em falta no município. Ao todo, foram aplicadas no Ifal Penedo 85 doses contra a Covid e 97 para prevenir a gripe Influenza. A grande maioria do público imunizado é do corpo discente.

Gustavo Rafael Ferreira dos Santos, um dos alunos imunizados durante a campanha no Ifal Penedo.Um deles é o aluno Gustavo Rafael Ferreira dos Santos, da turma de 2º ano do curso técnico em Química integrado ao ensino médio. Até então, ele não havia tomado a terceira dose contra a Covid pela dificuldade de se deslocar até a cidade de Campo Grande, onde fica a unidade de saúde mais próxima do povoado onde mora. “Aproveitei a oportunidade aqui no Ifal e agora estou com meu esquema vacinal completo”, enfatiza o jovem de 18 anos, que reside em Maraba, no município de Porto Real do Colégio.

A equipe de enfermagem do Ifal Penedo orienta aos estudantes que não conseguiram se vacinar no campus, durante a ação no auditório, que se dirijam ao posto de saúde mais próximo de suas casas e não deixem de se proteger, principalmente, contra a Covid-19. A enfermeira Ana Raquel reforça que, embora a vacina não impeça a infecção pelo coronavírus, dada a circulação de novas variantes, o imunizante tem evitado que os casos evoluam para um quadro de gravidade e óbito.