Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Comissão do 4º Festival de Arte do Ifal visita Penedo para conferir instalações

Comissão do 4º Festival de Arte do Ifal visita Penedo para conferir instalações

Campus e centro de convenções da cidade ribeirinha serão palco do evento que acontecerá em dezembro
por Lidiane Neves publicado: 28/08/2024 18h45, última modificação: 28/08/2024 18h57

O Campus Penedo sediará a edição 2024 do Festival de Arte do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), prevista para acontecer de 4 a 6 de dezembro. Como etapa preparativa, a comissão organizadora visitou a unidade de ensino, nesta quarta-feira, 28, para conhecer os espaços que receberão manifestações artísticas dos 16 campi do Ifal, durante os três dias de evento.

O grupo formado por integrantes da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e professores de Arte dos campi Arapiraca e Piranhas foi recebido pelo diretor-geral Felipe Thiago Souza e pelo docente André Assis, também membro da comissão. O roteiro da visita a Penedo incluiu o Centro de Convenções e Eventos Comendador Zeca Peixoto, apresentado à comissão pela diretora de Economia Criativa da Secretaria Municipal de Turismo, Karlinne Cordeiro.

“Por ser Penedo uma cidade histórica e cultural, a ideia é que o festival agregue momentos dentro e fora do campus, e que grupos da cultura local também integrem a programação”, explicou o coordenador de Cursos e Eventos da Proex, Sérgio Teixeira Costa.

Antes da visita, o Ifal Penedo já havia estabelecido um diálogo com a Prefeitura de Penedo. “Além da utilização de espaços públicos, essa parceria visa que escolas municipais levem alunos de 8º e 9º ano do ensino fundamental para assistirem às apresentações e que, ao conhecerem nossa produção artística, eles se vejam como futuros alunos do Instituto”, acrescentou André Assis.

No campus, a comissão conferiu, dentre outros espaços, as instalações do auditório, refeitório, área de convivência e as salas de aula que servirão como alojamento estudantil. “A gente faz esse levantamento e confere tudo in loco para que possamos organizar a logística de apresentações, alimentação, hospedagem e transporte dos estudantes e servidores participantes. A partir da confirmação desses detalhes, é que lançamos o edital para a submissão dos trabalhos artísticos que vão compor a programação”, explicou a assessora da Proex, Maria Betânia Vilar.

Sobre o festival

Idealizado pela Pró-reitoria de Extensão, o Festival de Arte do Ifal teve a sua primeira edição em 2017, no Campus Satuba. No ano seguinte, 2018, aconteceu no Campus Maceió. Depois de alguns anos suspenso, foi retomado em 2023 como Festival de Arte Fátima Menezes, em homenagem à maestrina do Coretfal, professora aposentada do Ifal Maceió e ativista cultural que faleceu em setembro do ano passado. O campus anfitrião da última edição foi Piranhas.

O objetivo do evento é fomentar a produção artístico-cultural de servidores e estudantes da instituição, promovendo o intercâmbio das experiências nas diferentes categorias, entre elas, artes cênicas, artes visuais, artes literárias, artes aplicadas e música. “O festival funciona também como uma vitrine dos resultados dessa produção artístico-cultural”, completou o professor de Arte do Ifal Piranhas, José Antônio Muniz. O outro docente que integrou a comitiva em visita a Penedo foi Judivan Lopes, do Campus Arapiraca.

Para a quarta edição do Festival de Arte Fátima Menezes, a comissão prevê algumas novidades. “Estamos planejando realizar palestras, ofertar oficinas e promover bate-papos com os autores dos trabalhos expostos, para que o público conheça mais sobre os processos criativos envolvidos”, adiantou o professor André Assis. A previsão é que o edital para a submissão dos trabalhos artísticos seja lançado em setembro.