Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Com recorde de trabalhos, Ifal Penedo marca presença no 11º Congresso Nacional de Educação
conteúdo

Notícias

Com recorde de trabalhos, Ifal Penedo marca presença no 11º Congresso Nacional de Educação

Formada por docentes e estudantes dos cursos técnicos e ensino superior, comitiva do campus levou ao Conedu 19 trabalhos
por Lidiane Neves publicado: 06/10/2025 21h59, última modificação: 08/10/2025 15h35

Entre os dias 3 e 5 de outubro, estudantes e professores do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo participaram do 11º Congresso Nacional da Educação (Conedu), realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (PE). O evento é reconhecido como um dos maiores espaços de discussão e socialização de práticas e pesquisas educacionais do país, reunindo profissionais, pesquisadores e estudantes de diferentes níveis de ensino.

Esta não foi a primeira vez que iniciativas desenvolvidas no âmbito do Ifal Penedo foram levadas ao Conedu. No entanto, esta edição marcou o maior número de trabalhos aprovados pelo campus. Ao todo, a comitiva do Ifal Penedo levou na bagagem 19 apresentações, que abordaram temas relacionados à formação docente, ensino de matemática e química, interdisciplinaridade, meio ambiente e práticas pedagógicas inovadoras. As produções envolveram docentes de diferentes áreas e estudantes dos cursos técnicos e do ensino superior, refletindo a diversidade e o compromisso do campus com o desenvolvimento científico e educacional.

IFAL PENEDO NO CONEDU 2025Entre as pesquisas levadas ao Conedu, destacam-se aquelas voltadas à monitoria de ensino como espaço formativo: “O trabalho como princípio educativo: a monitoria como espaço pedagógico de formação” e “Monitoria de matemática e suas contribuições para o processo de aprendizagem: experiências e reflexões”, apresentadas pelas estudantes Eduarda Dantas e Samara Helen Santos, sob a orientação dos professores Jarbas Maurício Gomes e Emerson de Oliveira Dantas; e ainda “Monitoria em química analítica como estratégia de aprendizagem ativa no ensino técnico”, das alunas do bacharelado em Química Industrial, Luana Querino e Rayane Rocha, orientandas da professora Marina de Magalhães Silva.

Também estiveram em pauta reflexões teóricas sobre educação e política a partir do pensamento de Antonio Gramsci, um dos filósofos mais influentes do século XX. Os trabalhos foram: “Educação e política em Gramsci: um estudo do Caderno 10” e “Educação e emancipação em Gramsci: um estudo do Caderno 11”, ambos orientados pelo professor Jarbas Gomes e compartilhados no congresso pelas alunas Thaylise Marcelle Silva e Lethicia Gabrielly Feitosa.

IFAL PENEDO NO CONEDU 2025Na área de ensino de matemática, os estudos “A engenharia didática como metodologia de pesquisa para o ensino de matemática” e “O ensino de sistemas de equações lineares: um olhar para o livro didático Matemática em contexto: trigonometria e sistemas lineares” foram apresentados pelos estudantes Fábio Rafael do Nascimento Santos e Anna Emanuelly Santana Ribeiro, sob a orientação dos professores Emerson Dantas e Jarbas Gomes.

“Como minha atividade de pesquisa está vinculada ao problema da organização dos espaços pedagógicos, esse é um tema que media outros dois trabalhos que submeti em parceria com estudantes da Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica e que exploram espaços pedagógicos para o ensino e a pesquisa”, disse o professor Jarbas, referindo-se aos estudos “A Educação Profissional e Tecnológica e os espaços pedagógicos da pesquisa” e “Aproximações entre o trabalho pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica e a formação de lideranças estudantis”.

IFAL PENEDO NO CONEDU 2025Outros trabalhos abordaram a integração entre matemática e química, como “O estado do conhecimento como método para a sistematização da produção científica” e “Interdisciplinaridade matemática-química: estratégias para potencializar o processo de ensino-aprendizagem”, expostos pelo aluno Davi Lemos Guimarães, com a orientação dos docentes Emerson Dantas e Marina de Magalhães Silva.

As discussões sobre sustentabilidade, meio ambiente e cidadania também tiveram destaque, com trabalhos como “Avaliação do efeito térmico de praças públicas na mitigação de ilhas de calor: estudo de caso em Penedo/AL”, de Palloma Nunes Sampaio Rocha e José Francisco dos Santos Neto, sob a orientação da professora Alline Lamenha; “Educação ambiental e o descarte de resíduos: desafios e estratégias para a sustentabilidade” e “O descarte de medicamentos na região do Baixo São Francisco: impactos à saúde pública e ao meio ambiente”, ambos de Luana Querino e Rayane Rocha, sob a orientação da professora Marina de Magalhães Silva; e “Identificação e caracterização da precariedade habitacional em Penedo, Alagoas, de Helena Beatriz e Emanuelly Batista, sob a orientação da professora Bruna Machado.

IFAL PENEDO NO CONEDU 2025O protagonismo estudantil esteve presente ainda em iniciativas de impacto social e científico, como a pesquisa “Xerimbabos”, orientado pela professora Thaline Fontenele e desenvolvido pelos alunos Nicolly Gabrielly Lima, Ryan Guilherme Santos e Suzana Batista, e o projeto “Ciência, coisa de menina”, uma iniciativa de âmbito nacional que vem sendo executada no Ifal Penedo em parceria com três universidades e o Instituto Federal da Bahia (IFBA). O projeto foi compartilhado pelas bolsistas Williane dos Santos e Niedja Pereira dos Santos, sob a orientação da professora Elisangela Costa Santos, que também apresentou o trabalho “Uma ferramenta para auxiliar intérpretes em Libras, estudantes e professores de Química – QuiLibras”.

Realizado anualmente, o Conedu é um dos maiores eventos científicos da área educacional no país, destinado a debater práticas pedagógicas, políticas públicas e formação docente. Nesta 11ª edição, o tema central foi “Fazer educação a partir das margens: compromissos formativos”, propondo reflexões sobre os desafios e responsabilidades da educação na promoção da inclusão, da diversidade e da justiça social.