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Com recorde de trabalhos, Ifal Penedo marca presença no 11º Congresso Nacional de Educação
Entre os dias 3 e 5 de outubro, estudantes e professores do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo participaram do 11º Congresso Nacional da Educação (Conedu), realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (PE). O evento é reconhecido como um dos maiores espaços de discussão e socialização de práticas e pesquisas educacionais do país, reunindo profissionais, pesquisadores e estudantes de diferentes níveis de ensino.
Esta não foi a primeira vez que iniciativas desenvolvidas no âmbito do Ifal Penedo foram levadas ao Conedu. No entanto, esta edição marcou o maior número de trabalhos aprovados pelo campus. Ao todo, a comitiva do Ifal Penedo levou na bagagem 19 apresentações, que abordaram temas relacionados à formação docente, ensino de matemática e química, interdisciplinaridade, meio ambiente e práticas pedagógicas inovadoras. As produções envolveram docentes de diferentes áreas e estudantes dos cursos técnicos e do ensino superior, refletindo a diversidade e o compromisso do campus com o desenvolvimento científico e educacional.
Entre as pesquisas levadas ao Conedu, destacam-se aquelas voltadas à monitoria de ensino como espaço formativo: “O trabalho como princípio educativo: a monitoria como espaço pedagógico de formação” e “Monitoria de matemática e suas contribuições para o processo de aprendizagem: experiências e reflexões”, apresentadas pelas estudantes Eduarda Dantas e Samara Helen Santos, sob a orientação dos professores Jarbas Maurício Gomes e Emerson de Oliveira Dantas; e ainda “Monitoria em química analítica como estratégia de aprendizagem ativa no ensino técnico”, das alunas do bacharelado em Química Industrial, Luana Querino e Rayane Rocha, orientandas da professora Marina de Magalhães Silva.
Também estiveram em pauta reflexões teóricas sobre educação e política a partir do pensamento de Antonio Gramsci, um dos filósofos mais influentes do século XX. Os trabalhos foram: “Educação e política em Gramsci: um estudo do Caderno 10” e “Educação e emancipação em Gramsci: um estudo do Caderno 11”, ambos orientados pelo professor Jarbas Gomes e compartilhados no congresso pelas alunas Thaylise Marcelle Silva e Lethicia Gabrielly Feitosa.
Na área de ensino de matemática, os estudos “A engenharia didática como metodologia de pesquisa para o ensino de matemática” e “O ensino de sistemas de equações lineares: um olhar para o livro didático Matemática em contexto: trigonometria e sistemas lineares” foram apresentados pelos estudantes Fábio Rafael do Nascimento Santos e Anna Emanuelly Santana Ribeiro, sob a orientação dos professores Emerson Dantas e Jarbas Gomes.
“Como minha atividade de pesquisa está vinculada ao problema da organização dos espaços pedagógicos, esse é um tema que media outros dois trabalhos que submeti em parceria com estudantes da Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica e que exploram espaços pedagógicos para o ensino e a pesquisa”, disse o professor Jarbas, referindo-se aos estudos “A Educação Profissional e Tecnológica e os espaços pedagógicos da pesquisa” e “Aproximações entre o trabalho pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica e a formação de lideranças estudantis”.
Outros trabalhos abordaram a integração entre matemática e química, como “O estado do conhecimento como método para a sistematização da produção científica” e “Interdisciplinaridade matemática-química: estratégias para potencializar o processo de ensino-aprendizagem”, expostos pelo aluno Davi Lemos Guimarães, com a orientação dos docentes Emerson Dantas e Marina de Magalhães Silva.
As discussões sobre sustentabilidade, meio ambiente e cidadania também tiveram destaque, com trabalhos como “Avaliação do efeito térmico de praças públicas na mitigação de ilhas de calor: estudo de caso em Penedo/AL”, de Palloma Nunes Sampaio Rocha e José Francisco dos Santos Neto, sob a orientação da professora Alline Lamenha; “Educação ambiental e o descarte de resíduos: desafios e estratégias para a sustentabilidade” e “O descarte de medicamentos na região do Baixo São Francisco: impactos à saúde pública e ao meio ambiente”, ambos de Luana Querino e Rayane Rocha, sob a orientação da professora Marina de Magalhães Silva; e “Identificação e caracterização da precariedade habitacional em Penedo, Alagoas, de Helena Beatriz e Emanuelly Batista, sob a orientação da professora Bruna Machado.
O protagonismo estudantil esteve presente ainda em iniciativas de impacto social e científico, como a pesquisa “Xerimbabos”, orientado pela professora Thaline Fontenele e desenvolvido pelos alunos Nicolly Gabrielly Lima, Ryan Guilherme Santos e Suzana Batista, e o projeto “Ciência, coisa de menina”, uma iniciativa de âmbito nacional que vem sendo executada no Ifal Penedo em parceria com três universidades e o Instituto Federal da Bahia (IFBA). O projeto foi compartilhado pelas bolsistas Williane dos Santos e Niedja Pereira dos Santos, sob a orientação da professora Elisangela Costa Santos, que também apresentou o trabalho “Uma ferramenta para auxiliar intérpretes em Libras, estudantes e professores de Química – QuiLibras”.
Realizado anualmente, o Conedu é um dos maiores eventos científicos da área educacional no país, destinado a debater práticas pedagógicas, políticas públicas e formação docente. Nesta 11ª edição, o tema central foi “Fazer educação a partir das margens: compromissos formativos”, propondo reflexões sobre os desafios e responsabilidades da educação na promoção da inclusão, da diversidade e da justiça social.