Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Clube Acadêmico de Robótica do Ifal Penedo contará com novo espaço para atividades

Além do contêiner já instalado para abrigar a sala de robótica, campus ganhará Laboratório de Tecnologia e Inovação
publicado: 31/01/2024 10h51, última modificação: 31/01/2024 11h38

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo)*

O Clube Acadêmico de Robótica do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo (CABOT®) será realocado para um novo espaço, que permitirá o desenvolvimento e a ampliação de suas atividades. A equipe, que até então ocupa um antigo laboratório de informática na unidade de ensino, contará com uma sala modular (contêiner) já instalada na área externa do campus, com mobília e equipamentos eletrônicos.

Na mesma área, será instalado um segundo contêiner para funcionamento do Laboratório de Tecnologia e Inovação (LabTech). “Essas duas salas modulares serão conectadas por uma área de convivência com escada e rampa, além de uma passarela que dará acessibilidade do bloco principal do campus ao clube”, explica o professor Oberlan Silva, coordenador do CABOT®, que também será responsável pelo funcionamento do LabTech.

CONTEINER CLUBE DE ROBÓTICAA obra de adequação física citada já foi concluída neste mês de janeiro. Quanto à estrutura do LabTech, segundo o docente, ela chegará junto com os novos materiais solicitados para utilização nos dois espaços. “Estou aguardando mais alguns equipamentos que vão servir ao clube, tanto da parte robótica, como os sistemas de Arduino, que é o que a gente basicamente usa, Raspberry, sistema da ESP32, mais componentes eletrodos, computadores modernos, máquina de corte a laser e uma série de outros materiais que serão usados nesse novo laboratório”, disse Oberlan, que também está à frente da Coordenação de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Ifal Penedo.

Sobre o CABOT®

CONTEINER CLUBE DE ROBÓTICAO Clube Acadêmico de Robótica começou as atividades no segundo semestre do ano passado, após a seleção de estudantes bolsistas. Antes disso, em maio de 2022, houve o concurso para escolha do nome e da marca ou logotipo do clube. Sobre os objetivos do CABOT®, o professor Oberlan destaca que se trata de um espaço de estudo, onde os alunos vão se aprimorar em algumas áreas, como programação, modelagem, impressão 3D, eletrônica, montagem de protótipos, automação de sistemas e processos.

“A nossa abordagem é nesse sentido. O clube também pretende realizar ações em conjunto com algumas escolas, inclusive da zona rural, para a formação básica. Daí, os alunos [do clube] precisam aprender essas questões relacionadas à robótica. Toda essa parte de Internet das Coisas, automação, Arduino, linguagem de programação, montagem de protótipos, eletrônica básica, tudo isso, nossos alunos serão capazes de repassar e formar estudantes do ensino fundamental e médio”, completa.

O docente também fala sobre como o clube colabora nos projetos de ensino, pesquisa e extensão realizados pelo Ifal Penedo. “Ele atende o ensino e a extensão, quando nós adotamos ações nessas escolas e ensinamos robótica básica aos alunos. O clube trabalha com a pesquisa quando contribui com desenvolvimento de algum sistema ou equipamento para os projetos do campus. Muitas vezes, um determinado projeto tem uma demanda para a construção de algum protótipo ou automação de algum sistema ou coisa parecida. Aí, eles trazem para nós. Se a gente tiver capacidade de realizar, a gente faz”, exemplifica.

CONTEINER CLUBE DE ROBÓTICAO coordenador do CABOT® aproveita para contar que a ideia de criar esse espaço no Campus Penedo foi trazida do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Lá, o docente fazia parte de um clube de robótica e selecionava estudantes dos cursos superiores. “Quando eu cheguei no Ifal Penedo, essa ideia veio comigo. Eu não poderia deixá-la morrer dentro de mim. Eu tive uma certa dificuldade, porque realmente a natureza do campus [Penedo] é totalmente diferente”, diz, referindo-se ao eixo tecnológico dos cursos ofertados. “Mesmo assim, eu conversei com o diretor-geral Felipe Thiago e ele comprou a ideia. Elaborei, então, o regimento de funcionamento do clube e o registrei”, relata Oberlan, que considera a iniciativa um projeto de longo prazo com planos futuros.

“Espero consolidá-lo e atrair mais servidores, para que possam dar continuidade a esse projeto e a esse sistema. Será um espaço de ciência, tecnologia e inovação, e estaremos discutindo temas relacionados a isso de forma constante. Seguindo essa linha, aliada à sala de robótica e ao LabTech, a ideia é futuramente criar um clube de astronomia e o espaço chamado “IFMaker”, que será tipo uma oficina, onde a gente tem máquinas para o desenvolvimento de produtos [relacionados a robótica]”, finaliza.

(*) Sob supervisão de Lidiane Neves