Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Classificados do Ifal Penedo para 2ª fase da Olimpíada de Biologia fazem prova no campus
conteúdo

Notícias

Classificados do Ifal Penedo para 2ª fase da Olimpíada de Biologia fazem prova no campus

Dos 20 classificados, 15 compareceram; número é significativo, considerando os dados gerais de Alagoas na 18ª OBB
por Lidiane Neves publicado: 08/04/2022 12h48, última modificação: 08/04/2022 13h52

Os estudantes do Instituto Federal de Alagoas - Campus Penedo que se classificaram para a 2º fase da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) fizeram a prova na manhã desta sexta-feira, 8. Com prazo máximo de duas horas, eles responderam a um caderno composto por 50 questões de múltipla escolha, 20 a mais que na fase anterior, abordando o mesmo conteúdo programático. O enfoque da edição 2022 é a relação entre aspectos ambientais, científicos e tecnológicos na busca de possibilidades na erradicação de doenças negligenciadas. 

Na 1ª fase, cuja prova foi aplicada em 11 de março de forma on-line porque o campus estava sem energia elétrica, 67 alunos participaram e 20 obtiveram pontuação igual ou superior à nota de corte (18 pontos) divulgada no site da OBB. Desse total, 15 compareceram para a prova presencial de hoje, a maioria das turmas de 1º e 2º ano dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. O número é significativo, considerando que, em todo o estado de Alagoas, 142 estudantes de 18 escolas se classificaram para a 2ª fase, o que dá uma média de oito alunos por escola. Os dados são do próprio site da competição.

Nesta edição, a 2ª fase da olimpíada é dividida em duas etapas (2A e 2B). O gabarito definitivo da prova da fase 2A será divulgado na terça-feira (12/04). A correção das folhas de respostas e a inserção do número de acertos na plataforma da OBB caberão aos próprios docentes responsáveis de cada escola participante. No Ifal Penedo, a responsável é a professora Dannielle Costa, que contará com a colaboração da docente Lilian Freitas para corrigir as provas.

 A lista de classificados para a fase 2B será divulgada no site da OBB até o dia 26 de abril. Para quem obtiver pontuação igual ou superior à nota de corte da fase 2A, a prova da fase 2B está marcada o dia 6 de maio. De acordo com o regulamento, o exame deverá ser realizado utilizando o software selecionado e conforme critérios estabelecidos pela equipe de Tecnologia de Informação do Instituto Butantan, em um computador previamente cadastrado pela olimpíada.

A OBB, que já está em sua 18ª edição, é um projeto voltado para alunos de ensino médio, organizado pelo Instituto Butantan com o intuito de promover e disseminar conhecimento nas áreas da Biologia e Ciência. O conteúdo programático das provas deste ano inclui os seguintes assuntos: Citologia; Botânica; Zoologia; Anatomia, Histologia, Fisiologia e Embriologia Animal; Genética e Evolução; Ecologia; Etologia; Biossistemática; e Noções de Farmacologia.