Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Célula incubadora do Ifal Penedo celebra 1º contrato com empresa selecionada em chamada pública
conteúdo

Notícias

Célula incubadora do Ifal Penedo celebra 1º contrato com empresa selecionada em chamada pública

Do ramo de bebidas não alcoólicas, a startup Kombucha Pirá receberá suporte técnico para aprimorar seu modelo de negócios
publicado: 06/03/2024 18h57, última modificação: 14/03/2024 16h11

A primeira empresa selecionada pela InovIFAL – Célula Incubadora de Empreendimentos (CIE) do Campus Penedo teve seu contrato assinado com o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), na última terça-feira, 5. A formalização do suporte a ser dado à startup Kombucha Pirá aconteceu na própria sala de trabalho equipada pela unidade de ensino e também marcou o lançamento do novo edital para a seleção de mais empresas em 2024.

O momento foi conduzido pelo coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Oberlan da Silva, e prestigiado pelo chefe do Gabinete Civil da Prefeitura de Penedo, Pedro Soares Neto, pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Indústria, Pedro Felipe Queiroz, docentes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Associação de Jovens Recicladores Rurais (Alecons) de Piaçabuçu, além de gestores da reitoria do Ifal e servidores do Campus Penedo.

Sobre a empresa

A startup Pirá trabalha no desenvolvimento tecnológico de bebidas fermentadas à base de fruta, com o objetivo de trazer benefícios à saúde e melhorar a qualidade de vida de seus clientes. Seu produto principal é a kombucha, “uma bebida totalmente natural, fermentada viva, que apresenta ótimas propriedades sensoriais”, explicou Jay Anderson, membro proprietário.

Segundo ele, a Kombucha Pirá surgiu em agosto de 2020, da necessidade de consumir bebidas saudáveis na própria família. A comercialização desse fermentado é oferecida como uma alternativa saudável para substituir os refrigerantes, por exemplo. “No entanto, embora traga inúmeros benefícios à saúde, as que provamos eram desagradáveis. Assim, começamos a desenvolver uma kombucha que, além dos benefícios à saúde, proporcionasse uma experiência sensorial única e agradável”, justificou.

A empresa foi uma das contempladas do Programa Centelha AL I. “Com o edital, enxergamos a oportunidade não apenas de disponibilizar este produto incrível para nossa família, mas também de promover saúde para a população de penedense e região”, completou, explicando que o nome escolhido é uma homenagem ao peixe nativo do Rio São Francisco, o Pirá.

De acordo com Jay Anderson, ao submeter a empresa em 2023 ao edital da célula incubadora do Campus Penedo e ser selecionada, a expectativa é otimizar seu modelo de negócios, a partir do apoio oferecido pelo Ifal. “Já temos parceria com a Ufal e UFRPE e com o Ifal passaremos a dispor de uma estrutura física de laboratórios e do suporte técnico de pesquisadores para melhorar a nossa produção”.