Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Célula incubadora do Ifal Penedo celebra 1º contrato com empresa selecionada em chamada pública

Do ramo de bebidas não alcoólicas, a startup Kombucha Pirá receberá suporte técnico para aprimorar seu modelo de negócios
publicado: 06/03/2024 18h57, última modificação: 14/03/2024 16h11

A primeira empresa selecionada pela InovIFAL – Célula Incubadora de Empreendimentos (CIE) do Campus Penedo teve seu contrato assinado com o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), na última terça-feira, 5. A formalização do suporte a ser dado à startup Kombucha Pirá aconteceu na própria sala de trabalho equipada pela unidade de ensino e também marcou o lançamento do novo edital para a seleção de mais empresas em 2024.

O momento foi conduzido pelo coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Oberlan da Silva, e prestigiado pelo chefe do Gabinete Civil da Prefeitura de Penedo, Pedro Soares Neto, pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Indústria, Pedro Felipe Queiroz, docentes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Associação de Jovens Recicladores Rurais (Alecons) de Piaçabuçu, além de gestores da reitoria do Ifal e servidores do Campus Penedo.

Sobre a empresa

A startup Pirá trabalha no desenvolvimento tecnológico de bebidas fermentadas à base de fruta, com o objetivo de trazer benefícios à saúde e melhorar a qualidade de vida de seus clientes. Seu produto principal é a kombucha, “uma bebida totalmente natural, fermentada viva, que apresenta ótimas propriedades sensoriais”, explicou Jay Anderson, membro proprietário.

Segundo ele, a Kombucha Pirá surgiu em agosto de 2020, da necessidade de consumir bebidas saudáveis na própria família. A comercialização desse fermentado é oferecida como uma alternativa saudável para substituir os refrigerantes, por exemplo. “No entanto, embora traga inúmeros benefícios à saúde, as que provamos eram desagradáveis. Assim, começamos a desenvolver uma kombucha que, além dos benefícios à saúde, proporcionasse uma experiência sensorial única e agradável”, justificou.

A empresa foi uma das contempladas do Programa Centelha AL I. “Com o edital, enxergamos a oportunidade não apenas de disponibilizar este produto incrível para nossa família, mas também de promover saúde para a população de penedense e região”, completou, explicando que o nome escolhido é uma homenagem ao peixe nativo do Rio São Francisco, o Pirá.

De acordo com Jay Anderson, ao submeter a empresa em 2023 ao edital da célula incubadora do Campus Penedo e ser selecionada, a expectativa é otimizar seu modelo de negócios, a partir do apoio oferecido pelo Ifal. “Já temos parceria com a Ufal e UFRPE e com o Ifal passaremos a dispor de uma estrutura física de laboratórios e do suporte técnico de pesquisadores para melhorar a nossa produção”.