Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > CBEU: Ifal Penedo leva trabalhos ao maior evento de extensão do país

CBEU: Ifal Penedo leva trabalhos ao maior evento de extensão do país

Estudantes do campus apresentarão dez experiências de ações diretamente voltadas para a comunidade externa.

publicado: 27/06/2018 11h17, última modificação: 28/06/2018 09h20
Comitiva partiu na manhã desta quarta.

O 8º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU) começa nesta quinta-feira (28), em Natal (RN), e o Ifal Penedo participa com a apresentação de dez trabalhos (veja quadro abaixo). Os estudantes responsáveis pelas apresentações já seguiram viagem, na manhã desta quarta-feira (27), junto à comitiva formada por participantes de todo o Ifal. O grupo retornará somente na noite de sábado (30), último dia do evento.

Maior encontro brasileiro na área, o CBEU reúne professores, técnicos e alunos que integram o quadro de ações extensionistas das instituições públicas de ensino superior e tecnológico. Trata-se de um evento bienal, cuja primeira edição foi realizada em 2002, em João Pessoa (PB). O tema desse 8º CBEU é Extensão e Sociedade: Contextos e Potencialidades. Assim como na última edição, o Ifal é destaque entre os institutos federais quanto ao número de trabalhos aprovados. Segundo dados da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), em 2016 foram 82 e este ano são 116.

Do Campus Penedo, todas as experiências levadas serão compartilhadas no formato exposição de pôster. Dos dez trabalhos, oito decorrem de projetos de extensão desenvolvidos com a participação de estudantes dos cursos técnicos de nível médio. Os outros dois são de iniciativas que envolvem alunos do curso de graduação a distância em Letras Português, ofertado na unidade de ensino por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Metade desse total corresponde a experiências relacionadas ao Programa Minha Comunidade, conjunto de ações extensionistas do Ifal que visa apontar soluções para a melhoria da qualidade de vida, a inclusão social e produtiva e a geração de oportunidades em determinada comunidade. Em Penedo, o programa está voltado para comunidades quilombolas e abrange projetos com foco na valorização das tradições culturais afro-brasileiras e no desenvolvimento local sustentável. As ações começaram em 2016 no povoado Tabuleiro dos Negros e atualmente têm como público-alvo a comunidade do Oiteiro, na zona urbana do município. As experiências do programa levadas ao CBEU estão classificadas nas áreas de Cultura e Arte, Direitos Humanos e Meio Ambiente.

Ainda na área de Meio Ambiente, será apresentado o projeto EcoSons, que aborda a educação ambiental através da musicalização, com estudantes na faixa etária dos 7 aos 10 anos de duas escolas municipais. A área de Educação concentra os outros quatro trabalhos levados ao congresso, sendo a prática da leitura entre crianças o foco de três deles. A outra iniciativa resulta da experiência do curso de extensão Finanças Pessoais – Planejamento e Controle, já ofertado duas vezes no Campus Penedo para pessoas interessadas em melhor organizar sua situação financeira.

Para a coordenadora de Extensão do Ifal Penedo, Cleyla Calheiros, a participação no CBEU representa uma grande oportunidade de expor, discutir e trocar ideias e experiências. “O congresso envolve instituições de todo o país, então imagine a quantidade de trabalhos compartilhados. Estar em um lugar desse é realmente enriquecedor para nossos estudantes, por permitir que troquem conhecimentos e tenham uma visão ampla sobre a variedade de ações extensionistas em outras regiões”, destacou a docente, que acompanha o grupo na viagem ao congresso.

Confira a relação de trabalhos do Ifal Penedo no CBEU 2018:

TÍTULOAPRESENTADOR/AÁREADATAHORÁRIO

SALA

O resgate e a valorização das tradições culturais afro-brasileiras na comunidade quilombola do Oiteiro - Penedo/AL Alysson Melo de Santana Cultura e Arte 28/06 8h - 9h45 B1
Observatório da cidadania do Oiteiro (Penedo - AL) Débora Ranyelly Santos de Araújo Direitos Humanos 28/06 10h - 11h45 A1
Leitura para crianças em idade escolar de 6 a 10 anos do Vale do São Francisco em Penedo/AL: incentivar para despertar o gosto de ler Maria Tânia Alves Cabral Educação 28/06 10h - 11h45 B6
Leitura multimodal e a Provinha Brasil Denise Souza Santos Educação 28/06 16h - 17h45 B6
Projeto EcoSons José eduardo Santos Oliveira Meio Ambiente 28/06 16h - 17h45 A3
Recontando histórias: recontando através de fábulas Woshimgton Ribeiro Rocha Educação 28/06 16h - 17h45 B6
Educação ambiental para jovens: caminhos para um desenvolvimento local sustentável Maria Eduarda Lemos da Silva Meio Ambiente 29/06 14h - 15h45 A2
Finanças Pessoais - planejamento e controle Alexanderson Alexandre Vilela Santos Educação 29/06 18h - 19h45 B8