Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Campus Penedo recebe visita de comissão de avaliação interna do Ifal

Campus Penedo recebe visita de comissão de avaliação interna do Ifal

Objetivo foi conhecer in loco a infraestrutura do curso de Química Industrial e conversar com docentes e estudantes
por Lidiane Neves publicado: 17/05/2023 12h33, última modificação: 17/05/2023 15h22

Membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) visitaram o Campus Penedo para conhecer in loco a infraestrutura do bacharelado em Química Industrial e conversar diretamente com docentes e estudantes do curso ofertado pela unidade de ensino desde o ano passado. A visita aconteceu no último dia 10 e também foi acompanhada por representantes do Departamento de Graduação (Degrad), setor vinculado à Pró-reitoria de Ensino (Proen).

Conforme explicou Anita da Silva Bezerra, presidente da CPA, a iniciativa da equipe integra uma ação maior de visitação aos campi do Ifal com cursos superiores que serão submetidos ao processo de reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). “O objetivo é orientar as coordenações desses cursos para que estejam alinhadas ao conceito 5 do instrumento de avaliação do MEC”, ressaltou, informando que, além de Penedo, o cronograma inclui as unidades de Maceió, Maragogi e Satuba.

Como tem apenas um ano de funcionamento, o bacharelado em Química Industrial só deve passar pela avaliação do MEC a partir de 2024, quando completar 50% de sua carga horária. O reconhecimento de curso é condição necessária para a validade nacional do diploma. Na análise feita por técnicos do órgão, são considerados aspectos como corpo docente, infraestrutura da instituição, projeto pedagógico do curso e desempenho dos alunos. A nota atribuída vai de 1 a 5, sendo o conceito 3 considerado satisfatório e as notas 4 e 5 indicadores de excelência de ensino.

Autoavaliação

No contato com professores do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e alguns alunos das duas turmas matriculadas em Química Industrial, os integrantes da CPA conversaram sobre a autoavaliação do curso aplicada em 2022, por meio de questionários disponíveis no Google Forms para esses dois públicos (CLIQUE AQUI para conferir).

O diálogo a respeito do panorama traçado por essa avaliação interna buscou destacar os pontos positivos e as questões a serem observadas para melhorar a qualidade da oferta e possibilitar que o curso superior obtenha, na avaliação futura do MEC, o conceito de excelência.

Quanto às instalações físicas, foram visitadas a sala onde funciona a coordenação do curso, os laboratórios utilizados para as aulas da graduação e a biblioteca do campus, onde a comissão pôde observar que, além da disponibilidade de livros para atender às ementas das disciplinas do curso, há o atendimento do quesito acessibilidade com a sinalização das estantes em Braille.

Para a equipe que participou da visita, a ação in loco foi bastante proveitosa por possibilitar à comissão ter contato com a realidade vivenciada pelos docentes e discentes do curso. Da CPA, compareceram ao Campus Penedo os membros Diego Santos e José Lucas Gusmão. Já do Degrad, estiveram presentes a chefe do departamento, Talita Gonçalves, e o coordenador de Avaliação e Regulação do Ensino de Graduação, Clécio Santos.

Toda a ação foi acompanhada pela coordenadora do bacharelado em Química Industrial, Elisangela Santos, que também avaliou como positiva a visita da equipe da reitoria. “Foi muito importante por permitir a eles conferirem a estrutura que nós temos, compartilharem informações com quem estava com dúvidas e observarem as questões pontuais que precisam ser resolvidas”, concluiu.

Clique nos links abaixo para saber mais sobre:

- Comissão Própria de Avaliação (CPA)

- Curso Superior em Química Industrial (bacharelado)