Notícias
Penedo recebe palestra inaugural de ciclo do Sebrae sobre empreendedorismo no Ifal
O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e o Sebrae firmaram parceria para a realização de um conjunto de palestras sobre empreendedorismo, tendo como público-alvo os estudantes em processo de formação profissional nos diferentes campi da instituição. A palestra inaugural será realizada nesta quarta-feira, 2, às 15h30, no auditório do Campus Penedo, com transmissão on-line para as unidades de Coruripe e São Miguel dos Campos.
O chefe do Departamento de Educação Básica da Pró-reitoria de Ensino do Ifal, Israel Crescencio, explica que a ação está programada para ocorrer presencialmente em mais quatro unidades, mas envolverá todos os 16 campi de forma remota. As unidades que receberão a equipe do Sebrae in loco, além de Penedo, são Murici (9 de outubro), Maceió (23 de outubro), Santana do Ipanema (6 de novembro) e Arapiraca, cuja data ainda será definida.
Em todos os encontros, o tema abordado será “Marketing pessoal: quando o negócio é você”, na intenção de que os estudantes aprendam algumas estratégias para fortalecer sua imagem pessoal e alavancar sua carreira profissional. “O perfil de empreendedor dos nossos futuros egressos é essencial para a atuação no mundo do trabalho”, enfatiza o professor Israel, ao destacar a importância dessa parceria com o Sebrae.
A coordenadora do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae em Alagoas, Silvia Chamusca, acrescenta que a colaboração proposta ao Ifal tem a expectativa de continuar em 2025. Segundo ela, a ideia é ofertar uma “trilha de empreendedorismo” para que os estudantes desenvolvam novos projetos ou aprimorem os que já existem, visando sua aplicabilidade no mercado.
“O objetivo é trabalhar a visão do ‘eu’, do ‘eu com a sociedade’ e com o futuro presente, prototipando soluções para problemas reais, com foco no mercado, além de apoiar o aproveitamento dos espaços maker”, ressalta Silvia, referindo-se aos ambientes existentes no Ifal, equipados com ferramentas e tecnologias voltadas à aprendizagem prática, experimentação e inovação.