Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ifal Penedo realiza encontro para discutir questões pedagógicas dos cursos técnicos

Evento marca a retomada das reuniões pedagógicas que, até o início da pandemia, eram realizadas a cada dois meses
por Lidiane Neves publicado: 17/05/2023 17h41, última modificação: 17/05/2023 17h44

Docentes do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo e outros servidores diretamente ligadas/os à área do ensino se reuniram, na última terça-feira (16/05), para discutir questões pedagógicas dos cursos técnicos de nível médio, ofertados pela unidade nas modalidades integrado e subsequente ao ensino médio.

Realizado na sala de vídeo, o encontro se estendeu durante todo o período da tarde. Na pauta conduzida pela Coordenação Pedagógica, os temas foram organizados em cinco blocos: aprendizagem, processo avaliativo, formação continuada, curso subsequente e temas transversais.

No primeiro, o objetivo foi ouvir professores e técnicos administrativos em educação sobre o contexto de desempenho e motivação das/os estudantes, para debater a otimização de instrumentos, como os programas de Suporte de Aprendizagem e de Monitoria, o atendimento individual e o acompanhamento da Pedagogia, Apoio Acadêmico e Assistência Estudantil.

Sobre o processo avaliativo, as discussões estiveram relacionadas à semana de provas, ao agendamento das avaliações no calendário letivo e à realização de atividades interdisciplinares. Quanto à formação continuada, foi disponibilizado às/aos servidoras/es um formulário on-line de fluxo contínuo para levantar demandas. As respostas coletadas subsidiarão as ações de capacitação na área didático-pedagógica do Ifal Penedo.

No que diz respeito ao curso subsequente, foram discutidos o atual contexto da formação técnica ofertada no turno da noite e a realização de intervenções interdisciplinares de natureza artística, cultural e/ou acadêmica. O encontro foi finalizado com diálogos sobre violência às escolas e uso de telefone celular no ambiente escolar, que entraram na pauta como temas transversais.

“Esse encontro marca a retomada das reuniões pedagógicas. Estão sendo previstas mais duas ao longo do ano, mas as datas ainda não foram fechadas. De 2019 até o início da pandemia, essas reuniões eram bimensais. O objetivo é discutir e dar encaminhamentos para solucionar problemas que, por questão de tempo e escopo, não são supridos nos conselhos de classe”, informou o coordenador pedagógico do Ifal Penedo, Marcio Abreu.