Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Até 26/03: prorrogadas inscrições para vagas do Programa de Monitoria

Até 26/03: prorrogadas inscrições para vagas do Programa de Monitoria

Seleção de monitores é destinada a estudantes do 2º ou 3° ano/período dos cursos técnicos do Campus Penedo.
por Lidiane Neves publicado: 17/03/2021 13h57, última modificação: 24/03/2021 08h59

As inscrições para o Programa de Monitoria de Ensino foram prorrogadas até sexta-feira, 26 (confira o edital na íntegra ao final da matéria). Para se inscrever, é preciso que o estudante esteja regularmente matriculado no 2º ou 3° ano/período dos cursos técnicos do Ifal Penedo, ofertados na modalidade integrado ou subsequente ao ensino médio. A atividade é remunerada e, na edição 2021 do programa, contempla a oferta de 16 vagas em nove disciplinas.

Os estudantes interessados devem preencher a ficha de inscrição (anexo I do edital), assiná-la e enviá-la, dentro do novo prazo, para o e-mail monitoria.penedo@ifal.edu.br, junto com o histórico escolar atualizado, o comprovante de matrícula de 2020, o RG e o CPF digitalizados. Na falta de qualquer um dos documentos requisitados, a inscrição não será aceita.

As vagas são para as disciplinas de Biologia, Física, Físico-Química, Matemática, Química Geral, Química Analítica, Química Orgânica, Química Inorgânica e TBLA - Experiências Básicas de Laboratório. Além de estar regularmente matriculado no 2º ou 3º ano/período, é necessário que o candidato já tenha cursado a disciplina para a qual pretende se inscrever; tenha média geral no histórico escolar maior que 6,0 e nota na disciplina a qual concorre maior que 7,0; não tenha reprovado no ano anterior e não esteja em progressão parcial no ano letivo corrente em qualquer disciplina.

Etapas seletivas

A seleção ocorrerá em duas fases: análise do histórico curricular, de caráter eliminatório, e entrevista, de caráter classificatório. Conforme o novo cronograma do edital, o resultado preliminar da primeira fase será divulgado no dia 30 de março, com prazo de um dia para recursos. A divulgação do resultado pós-recursos e convocação para a segunda fase está prevista para o dia 5 de abril. As entrevistas ocorrerão de 6 a 13 de abril, de modo virtual pela plataforma Google Meet. Quanto ao resultado final de todo o processo seletivo, a previsão é que seja divulgado no dia 15 de abril.

A monitoria terá vigência de oito meses, com início previsto para 19 de abril. Devido ao contexto de pandemia da Covid-19, as atribuições de cada monitor serão executadas de acordo com o ensino remoto emergencial e/ou ensino híbrido, sob a orientação do professor responsável, enquanto assim perdurar a necessidade.

O valor da bolsa mensal será de R$ 400,00 (quatrocentos reais) para uma carga horária semanal de 15 horas. No entanto, seu pagamento estará condicionado à previsão orçamentária do campus. O edital traz o alerta de que não está garantido que o aluno bolsista receberá o valor durante todo o período de vigência da monitoria. Ao término da experiência, os monitores receberão certificado e poderão computar a carga horária total como Atividades Complementares ou como Prática Profissional (para as disciplinas práticas).

CLIQUE AQUI e confira na íntegra o Edital 03/2021 do Programa de Monitoria.