Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Campus Penedo lança concurso literário na 3ª Feira de Literatura e Linguagens do Ifal

Inscrições podem ser feitas até 16 de outubro pelo e-mail da Flifal 2022

publicado: 10/10/2022 14h31, última modificação: 10/10/2022 14h31

Por Imarlan Gabriel, estagiário de Jornalismo *

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Penedo, divulga o concurso literário da 3ª Feira de Literatura e Linguagens do Ifal (Flifal). Confira o regulamento completo AQUI. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 16 de outubro, por todos os estudantes regularmente matriculados nos cursos presenciais de nível médio ou superior da instituição.

Para se inscrever, os participantes devem enviar a produção literária autoral, escrita na Folha de Texto no Anexo I do regulamento (CLIQUE AQUI), através do e-mail: flifal2022@gmail.com. O evento acontecerá entre os dias 20 e 22 de outubro, durante o período da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no próprio Campus Penedo.

O concurso tem como objetivo desenvolver a leitura, a produção textual, a criatividade, a subjetividade, o raciocínio linguístico, o ensino e a pesquisa, valorizando a produção literária dos estudantes do Campus Penedo.

Critérios de submissão e etapas seletivas

A competição é dividida em duas categorias: poema e miniconto. Em cada uma delas, serão selecionados cinco finalistas, ou seja, 10 ao todo. Os três primeiros colocados em cada categoria serão premiados e certificados. Já os demais receberão certificação de menção honrosa.

A avaliação será feita em duas etapas de seleção para ambas as categorias. A primeira fase será realizada, entre 17 e 19 de outubro, por integrantes da comissão organizadora que farão a análise e a escolha de cinco textos, de cada categoria, para o estágio final.

O texto enviado deve ser original, criativo e coerente. Além disso, deve ter vocabulário, estrutura e ideias compatíveis com a categoria escolhida. Caso contrário, a produção textual será desclassificada.

As produções literárias dos finalistas serão apresentadas e recitadas pelos próprios autores ou por pessoas que estes indicarem, no dia 21 de outubro, para uma banca de jurados composta por professores, poetas, escritores e conhecedores de literatura. Os textos serão avaliados, nesta última etapa, em dois aspectos gerais: adequação discursiva e linguística. Já, os critérios para a recitação serão: criatividade, oratória, desenvoltura e dicção.

* Sob a supervisão de Bruno Andrade