Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ifal Penedo encerra nesta quarta-feira pré-matrículas de novos alunos

Ifal Penedo encerra nesta quarta-feira pré-matrículas de novos alunos

Procedimento é on-line e deve ser realizado pelo próprio candidato classificado no Processo Seletivo 2021.
por Lidiane Neves publicado: 23/03/2021 08h38, última modificação: 23/03/2021 10h14

Termina nesta quarta-feira, 24, o prazo de pré-matrícula dos candidatos classificados no Processo Seletivo 2021 do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) para os cursos técnicos do Campus Penedo. O procedimento é exclusivamente on-line por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

O primeiro passo é acessar o endereço eletrônico https://sigaa.ifal.edu.br/sigaa/public/pre_matricula/entrada.jsf e entrar no sistema usando o CPF e a data de nascimento, que foram cadastrados na página do Processo Seletivo. Depois, deve-se preencher o requerimento/formulário de matrícula, atualizando e complementando todos os dados. Por último, o estudante deve anexar e enviar todos os documentos obrigatórios, de acordo com a opção de vaga escolhida (ampla concorrência ou cotas). A lista da documentação exigida está detalhada, por tipo de vaga, no item 3 do edital de convocação. CLIQUE AQUI para conferir.

A Diretoria de Tecnologia da Informação do Ifal elaborou um manual com o passo a passo de como o ingressante nos cursos técnicos da instituição deve realizar a pré-matrícula on-line. O documento de oito páginas expõe as operações a serem seguidas pelos candidatos a partir de prints da tela do Sigaa. CLIQUE AQUI para conferir o tutorial. É necessário atentar para os requisitos das imagens referentes à documentação. Elas devem ser legíveis e estar em formato PDF, JPG ou PNG, com o limite de 10MB por arquivo. Documentos com informações na frente e no verso devem ter os dois lados anexados para envio.

A pré-matrícula on-line, com o devido preenchimento da solicitação de matrícula e envio dos documentos obrigatórios digitalizados, é de responsabilidade do candidato classificado. Caso deixe de realizar o procedimento no prazo estabelecido, automaticamente, perderá a vaga. Para quem sentir dificuldade em realizar a pré-matrícula, o Campus Penedo orienta que entre em contato por e-mail (cra.penedo@ifal.edu.br) ou pelos telefones (82) 2126-6400, 2126-6409 e 8119 6929 (este último funciona como contato de WhatsApp). O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h.

Próximas etapas

Após a pré-matrícula on-line realizada pelos candidatos aprovados, a comissão designada pela Direção-Geral do campus se encarregará de analisar todas as solicitações e documentos recebidos. Os candidatos devem aguardar, até o dia 30 de março, a publicação do resultado preliminar da análise da pré-matrícula on-line. Haverá prazo de dois dias (31/03 e 01/04) para interposição de recurso ao resultado preliminar. Por fim, os classificados terão confirmadas as suas matrículas com a divulgação do resultado final da análise da pré-matrícula on-line, prevista para o dia 9 de abril.