Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Campus Penedo disponibiliza cartilhas virtuais produzidas por estagiárias de Psicologia

Materiais abordam inclusão de pessoas com deficiência e saúde mental dos estudantes no retorno presencial
por Lidiane Neves publicado: 05/04/2022 18h18, última modificação: 05/04/2022 18h18

A experiência de estágio de quatro estudantes de Psicologia, no âmbito escolar do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo, rendeu a elaboração de duas cartilhas com os temas “Diálogos sobre Deficiências” e “Saúde Mental e o retorno às aulas presenciais”. Sob a supervisão da psicóloga Bárbara Guerreiro, as universitárias Jária Laís Silva, Maria Rosilene dos Santos, Millena Araújo e Vanessa Cavalcante trabalharam em dupla para produzir os conteúdos disponibilizados à comunidade no formato digital (veja links abaixo).

“As duas primeiras atuaram no Napne [Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas], enquanto as outras, na Assistência Estudantil, e essa ação já estava presente no plano de trabalho delas”, informou Bárbara. Segundo a servidora do Ifal, o estágio realizado foi do tipo obrigatório não remunerado e a oportunidade surgiu a partir de diálogos com o professor Antônio César de Holanda Santos, do curso de Psicologia ofertado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) na unidade de Palmeira dos Índios.

A cartilha que trata do primeiro tema é destinada ao público em geral, pois seu conteúdo foi elaborado com o objetivo de orientar à sociedade sobre como agir, de forma respeitosa e inclusiva, com as pessoas com deficiência, sem esquecer de dar a elas o lugar de protagonismo que lhes cabe. O material esclarece o que exatamente significa PcD, quais termos não usar para identificar essas pessoas, quais expressões corriqueiras reforçam preconceitos, o que representa de fato incluir, a importância da acessibilidade, entre outros conceitos e dicas.

Pandemia, retorno presencial e saúde mental

Já a segunda cartilha foca no corpo discente do Ifal Penedo, apresentando-se como um instrumento que pode ajudá-lo a lidar com o que aconteceu no período de pandemia e com o processo de transição para as atividades presenciais, o que inclui novos desafios e adaptações constantes. Como traz o próprio texto de abertura, “a cartilha foi pensada com o objetivo de ajudar vocês, estudantes, a refletirem sobre os últimos anos em que estivemos em isolamento social e sobre o momento atual”.

Além de chamar a atenção para o fato de que voltar presencialmente não significa retomar de onde se parou e que é preciso estar ciente da existência de impactos emocionais em diferentes níveis, o material elaborado pelas estagiárias explica como a Psicologia atua no âmbito escolar e com quais programas ligados à Assistência Estudantil os alunos podem contar. De forma bem didática, a cartilha ainda detalha quando e como cada serviço deve ser acionado.

Da esquerda para a direita, as estagiárias Vanessa, Maria Rosilene, Jária Laís e Millena com a psicóloga Bárbara ao centro.“Embora a entrega desse produto já estivesse prevista desde o início do estágio, ainda não tínhamos perspectiva sobre qual tema trabalhar. À medida que o estágio foi ocorrendo, fomos então pensando sobre as possibilidades e conversando com a Bárbara, que acompanhou todo o processo, sempre nos dando muito apoio e ajuda”, disse Millena Araújo, que cumpriu o estágio entre agosto do ano passado e fevereiro deste ano.

Sobre a experiência proporcionada pelo Campus Penedo, a futura psicóloga destacou que “todas as atividades foram muito singulares, desde a produção dos cards para publicações no perfil do Instagram da Assistência Estudantil até os encontros presenciais nas rodas de conversa e acolhimentos”. Para Millena, a área educacional que já era vista como um possível campo de atuação passou a interessá-la mais. “Todos que fazem o Ifal, profissionais e estudantes, sempre foram bastante acolhedores. E isso também colaborou para que o estágio fosse marcante para a minha vida profissional e pessoal”, finalizou.

Clique e faça o download de cada cartilha:

- DIÁLOGOS SOBRE DEFICIÊNCIAS

- SAÚDE MENTAL E O RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS