Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Biblioteca do Ifal Penedo vai celebrar Dia Nacional do Livro com sorteio entre estudantes cadastrados

Para concorrer ao prêmio, quem ainda não está cadastrado pode realizar o procedimento até 30 de outubro, dia do sorteio
publicado: 11/10/2023 11h17, última modificação: 27/10/2023 10h32

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo)*

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro (29 de outubro), a biblioteca do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo lançou este mês uma campanha para incentivar o cadastro da comunidade interna no setor. No dia 30 de outubro, haverá um sorteio entre os estudantes cadastrados e o ganhador receberá um kit contendo dois livros e um organizador personalizado com canetas, lápis e marcadores de textos e de páginas.

Os títulos escolhidos para compor o prêmio são Métrica da série Slammed escrita pela norte-americana Colleen Hoover, e São Bernardo, do escritor alagoano Graciliano Ramos. Para a realização do sorteio, será atribuído um número para cada inscrição ativa na biblioteca. Quem ainda não está cadastrado poderá realizar o procedimento até a manhã do dia do sorteio para concorrer ao kit anunciado.

Como realizar o cadastro

Para se cadastrar, o usuário deve preencher a ficha de inscrição disponível no balcão da biblioteca e assiná-la para garantir a responsabilidade em cumprir o regulamento do setor. O passo seguinte é acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) com seu login e senha, clicar no menu “Biblioteca”, depois em “Cadastrar para utilizar os serviços da biblioteca” e criar uma senha numérica, de 6 a 8 dígitos. Feito isso, o usuário estará apto a solicitar o empréstimo domiciliar de livros, dentre outros serviços.

Composta atualmente por 2.016 títulos e 4.321 exemplares de livros, a biblioteca também dispõe em seu acervo diversos materiais informativos e midiáticos: CDs, DVDs, revistas, periódicos e trabalhos acadêmicos, inclusive em Sistema Braille. O setor é aberto tanto à comunidade acadêmica do campus, quanto à comunidade externa. No entanto, o empréstimo domiciliar é permitido apenas aos alunos e pessoas que trabalham no Ifal Penedo.

O empréstimo domiciliar é o serviço em que o usuário pode levar livros e outros materiais para casa, por um período determinado, devolvendo os materiais ao setor de origem antes do término do prazo. O usuário que não devolver o material ou renovar o empréstimo dentro do período estabelecido ficará suspenso por um dia para cada dia em atraso e por cada título. Confira a relação das quantidades de materiais e dos prazos para cada categoria de usuário:

• Estudantes dos cursos técnicos integrados e subsequentes ao ensino médio: dois livros e uma revista, por 14 dias;
  • Estudantes de graduação e pós-graduação, e técnicos administrativos: três livros e duas revistas, por 14 dias;
  • Docentes: quatro livros e duas revistas, por 21 dias;
  • Técnicos administrativos e funcionários terceirizados: dois livros e duas revistas, por 14 dias.

Renovação e reserva de materiais

Caso queira renovar o prazo de empréstimo, o usuário pode fazer a solicitação presencialmente na biblioteca ou de forma on-line pelo Sigaa, utilizando o caminho: Biblioteca → Empréstimos → Renovar meus empréstimos. É possível renovar o empréstimo até duas vezes, desde que o material já não tenha sido reservado no site. Com relação à reserva de materiais, o usuário deve realizá-la apenas pelo Sigaa, usando o caminho: Biblioteca → Reserva de materiais → Solicitar nova reserva.

Outros serviços

A biblioteca dispõe de espaços onde o público pode realizar outras atividades, além da consulta de livros nas estantes e leitura no ambiente coletivo. Há, por exemplo, computadores para pesquisa virtual, exclusivos para buscas acadêmicas. Para ter acesso aos equipamentos de estudo, o usuário deve fazer uma reserva e utilizá-los no tempo máximo de 30 minutos. O setor também conta com baias para estudo individual e sala de estudos em grupo que, para utilizá-la, é necessário fazer a reserva na recepção da biblioteca.

O funcionamento do setor é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h, e o contato é pelo e-mail: biblioteca.penedo@ifal.edu.br.

(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves