Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ifal Penedo retoma aulas presenciais de disciplinas práticas na segunda-feira

Ifal Penedo retoma aulas presenciais de disciplinas práticas na segunda-feira

São 16 turmas dos cursos técnicos que começarão a ter aulas uma vez por semana nos espaços físicos do campus.
por Lidiane Neves publicado: 19/11/2021 16h13, última modificação: 19/11/2021 18h22

A partir de segunda-feira, 22, quase todas as turmas dos cursos técnicos do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo passarão a ter, na própria unidade de ensino, aulas das disciplinas de natureza prática. A iniciativa corresponde a mais uma etapa do retorno gradual, escalonado e seguro das atividades presenciais no âmbito do Ifal Penedo. Até então, somente os alunos do 4º ano do curso de Meio Ambiente estavam frequentando regularmente o campus, uma vez por semana, para aulas da disciplina de Geoprocessamento, não ofertada no ano letivo anterior.

“Com base na resolução que estabelece as diretrizes institucionais para implementação desse retorno, podemos considerar que já avançamos para a fase 3, uma vez que outras atividades acadêmicas já estão acontecendo no campus”, informa o chefe do Departamento de Ensino, Wellinghton Santos, referindo-se à realização de ações de acolhimento às/aos estudantes e à liberação do acesso à biblioteca, laboratórios e outros espaços do Ifal Penedo para trabalhos relacionados ao ensino, pesquisa e extensão.

A oferta a partir da próxima semana envolve 10 componentes curriculares distribuídos em 16 turmas dos cursos de Açúcar e Álcool, Meio Ambiente e Química integrado e subsequente: Técnicas Básicas de Laboratório; Análise de Amostras Ambientais; Experiências Básicas de Laboratório; Físico-química; Química Orgânica; Química Instrumental; Experiências Práticas de Laboratório; Microbiologia; Química Analítica Quantitativa e Tecnologia do Açúcar e do Etanol.

“Apenas o 1º ano de Meio Ambiente não terá aulas no campus ainda, por não ter na fase inicial da grade curricular do curso disciplinas que demandem o uso de laboratórios”, explica Wellinghton. Como o 4º ano de Meio Ambiente continuará com as aulas presenciais de Geoprocessamento, o Ifal Penedo terá ao todo 18 turmas frequentando o campus em dias específicos da semana e turnos diferentes.

A retomada presencial exigiu a reorganização do horário letivo das turmas, já que as aulas voltam a ser de 50 minutos para os componentes envolvidos nessa fase. No ensino remoto emergencial (ERE), os encontros síncronos têm a duração de 20 minutos por aula. CLIQUE AQUI para conferir o novo horário, que terá vigência até 30 de dezembro.

Em janeiro de 2022, as atividades do ano letivo 2021 terão uma pausa devido ao recesso acadêmico já estabelecido no calendário, que também sofreu alterações com esse retorno presencial. “Como o ensino remoto gerou calendários diferentes para as turmas, a reorganização foi no sentido de unificar as datas, fazendo com que todas concluam o ano letivo vigente em abril do próximo ano”, justifica Wellinghton.

Acolhimento às turmas

Na primeira semana, entre 22 e 25 de novembro, os estudantes serão acolhidos de volta ao ambiente físico do Ifal Penedo com uma programação especial, elaborada em conjunto pelo Departamento de Ensino, Coordenação Pedagógica e Assistência Estudantil. As atividades incluem lanche, boas-vindas da equipe de gestão, diálogo com a Pedagogia sobre pontos positivos e negativos de aprendizagem no ERE, momento de escuta com a Psicologia sobre o que mais afetou os alunos no ensino remoto, reforço aos protocolos de biossegurança e bate-papo com os docentes das disciplinas presenciais.

No caso dos cursos técnicos integrados, cada turma deve se deslocar até o campus em seus respectivos dias e horários estabelecidos para as aulas presenciais. Já as turmas do subsequente, embora os dias de aulas sejam diferentes, o acolhimento será concentrado na terça-feira, 23, das 19h às 22h20. “Apenas os estudantes do 1º período não precisam comparecer neste dia porque já passaram pelo acolhimento presencial em 8 de novembro”, avisa o chefe do Departamento de Ensino. CLIQUE AQUI e confira a programação em detalhes.

Quanto à adequação dos espaços às medidas de segurança sanitária ainda necessárias para a prevenção à Covid-19, o trabalho já havia sido iniciado pela Comissão Local de Retorno à Presencialidade, composta por servidores e estudantes. “O campus já estava devidamente sinalizado e esta semana concluímos as adequações nas salas de aula e laboratórios que serão utilizados até o final de dezembro”, ressalta a professora Mayra Albuquerque, presidente da comissão.