Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Aulas presenciais de disciplina prática começam dia 20/10 para 4º ano de Meio Ambiente

No primeiro dia, turmas serão recebidas com atividade de acolhimento planejada pela Assistência Estudantil.
por Lidiane Neves publicado: 15/10/2021 19h12, última modificação: 15/10/2021 19h34

Em reunião ocorrida esta semana com estudantes das turmas de 4º ano do curso técnico em Meio Ambiente, o Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo definiu para 20 de outubro a data de início das aulas presenciais da disciplina de Geoprocessamento. O componente curricular foi o único não ofertado no ano letivo de 2020, por meio do ensino remoto, e a oferta presencial, neste primeiro momento de retorno gradual e escalonado das atividades nos espaços do campus, segue o que estabelece a Portaria nº 2894, de 13 de setembro de 2021.

As aulas de Geoprocessamento acontecerão uma vez por semana, às quartas-feiras, no horário das 8h às 11h20 e das 13h às 16h20, nos laboratórios de informática, que contam com 26 computadores adequados para a utilização do programa QGIS (software de sistema de informação geográfica que permite a visualização, edição e análise de dados georreferenciados). “Serão quatro aulas por semana para cada turma até que a carga horária de 40h seja concluída”, explicou o chefe do Departamento de Ensino do Ifal Penedo, Wellinghton Santos.

A regra definida é a de que os estudantes compareçam ao campus para assistir a essas aulas no contraturno das atividades relacionadas às disciplinas do ano letivo 2021. No entanto, como alguns alunos manifestaram dificuldades de deslocamento em determinados horários, a divisão das turmas foi adaptada (CLIQUE AQUI e confira). Aqueles que necessitarem trocar o horário no qual estão inseridos/as devem entrar em contato com os professores Bruna Machado Dória e Lucas Suassuna Wanderley por e-mail: bruna.doria@ifal.edu.br e lucas.wanderley@ifal.edu.br.

Acolhimento e protocolos de biossegurança

No primeiro dia de aulas presenciais, as turmas de 4º ano de Meio Ambiente serão recebidas com uma atividade de acolhimento planejada pela Assistência Estudantil. “A ideia é utilizar a primeira hora da aula, em cada turno, para conversar com os estudantes, fazer um momento de escuta e dinâmicas que incluam orientações quanto às medidas de prevenção a serem seguidas por todos”, adiantou a enfermeira Tamara Silva, que integra a equipe e atualmente coordena a pasta de Apoio Acadêmico.

Quanto à adequação e sinalização dos espaços do Ifal Penedo conforme os protocolos de biossegurança no contexto da pandemia de Covid-19, o trabalho vem sendo feito pela Comissão de Retorno à Presencialidade, que é formada por servidores e discentes do campus. Também está sendo elaborado um material para circulação on-line com orientações aos estudantes. A previsão é que seja divulgado até o início da próxima semana.