Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Aula de Química agrega chocolate para facilitar aprendizado de conteúdo do 2º ano

A partir da produção de bombons, turma aprendeu sobre Constante de Avogadro e Cálculos Estequiométricos.

publicado: 06/05/2019 18h26, última modificação: 02/05/2024 15h07

Nem todo mundo a considera “bicho-papão”, mas também não é consenso que a Química seja uma área “mamão com açúcar” para quem está no ensino médio. Levando em conta as dificuldades vivenciadas pelos estudantes, o professor André Oliveira resolveu agregar o chocolate, ingrediente quase unânime em aceitação, para descomplicar um assunto cujo título não é dos mais fáceis de se pronunciar: Constante de Avogadro e Cálculos Estequiométricos.

Tais conteúdos compõem a ementa da disciplina nos segundos anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e a aula especial aconteceu com a turma 2018 B do curso de Meio Ambiente. “A Química do 2º ano é considerada uma das mais difíceis do ensino médio por envolver muito cálculo. O resultado dessa dificuldade se apresenta nas notas dos estudantes, que geralmente são baixas”, disse o docente.

Segundo André, inicialmente, o assunto foi ministrado em sala de aula de forma teórica, com a aplicação posterior de uma prova sobre o assunto. “A proposta dessa aula especial foi trazer os mesmos conteúdos, só que aplicados de forma lúdica com o uso de um produto presente em nosso cotidiano”, explicou o professor de Química, referindo-se ao chocolate, que protagonizou a metodologia de ensino aplicada. Como forma de comparar o resultado das duas experiências de ensino-aprendizagem, a turma será submetida a uma nova avaliação.

Durante a aula lúdica realizada no refeitório do Campus Penedo, a turma aprendeu sobre a molécula do chocolate, a teobromina, responsável pela sensação do bem-estar e prazer. Divididos em grupos, os alunos receberam o desafio de produzir bombons e, durante o processo, estudaram sobre a quantificação de partículas, como átomos, moléculas, íons, elétrons e prótons presentes na matéria, no caso, na massa do chocolate. Tal cálculo se refere à Constante de Avogadro.

Já a estequiometria consiste em analisar quantitativamente a composição das substâncias consumidas e formadas em uma reação química. Por meio do cálculo estequiométrico, é possível saber a quantidade de produtos que serão utilizados em uma reação e a quantidade de produtos que serão formados, já que ele estabelece uma relação entre as quantias de reagentes e de produtos de uma reação química. “Parece complicado, mas de forma atrativa, com o uso do chocolate, conseguimos trabalhar todos esses conceitos e cálculos”, finalizou o docente.