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Atividades de acolhimento marcam 1º dia das novas turmas de Meio Ambiente e Química

Acompanhados de seus responsáveis, calouros receberam informações essenciais para o início da trajetória acadêmica no Ifal Penedo
por Lidiane Neves publicado: 20/02/2024 19h06, última modificação: 22/02/2024 19h06

A semana começou no Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo com o auditório lotado para o acolhimento às novas turmas dos cursos técnicos integrados. Na plateia, cada um dos adolescentes acompanhados de seus responsáveis legais não escondia o sentimento de orgulho pela conquista alcançada: a de enfrentar um processo seletivo para, enfim, tornar-se aluno do Ifal e ter acesso a uma educação diferenciada e gratuita pelos próximos três anos de ensino médio.

Calouro do curso técnico em Química, Ariel Ferreira Lima, de 15 anos, é um dos ingressantes que alimentava, há anos, o desejo de estudar no Ifal Penedo. Egresso da Escola Municipal Irmã Jolenta, localizada na comunidade quilombola do Oiteiro, em Penedo, o jovem disse ter sido principalmente incentivado pelo primo Leandro, que faleceuapenas três meses. “Infelizmente, ele partiu antes de sair o resultado, mas pude dar esse orgulho e hoje me sinto empolgado com a expectativa de receber um bom ensino aqui”.

Ariel Ferreira Lima, Maria Iannara Soares Costa e sua mãe Elaine Cristina.A mãe de Ariel, Noelia Santos, ratificou as palavras do filho. “Meu falecido sobrinho estudava na Ufal [Universidade Federal de Alagoas] e sempre dizia que o Ifal era uma das melhores instituições do Baixo São Francisco”. Segundo ela, a aprovação do adolescente representa uma superação. Além desse ente querido, cerca de 10 meses antes, Ariel sentiu a perda da avó materna. “Ele pediu para que eu fizesse a inscrição porque queria dar orgulho a todos nós, e eu só tenho a agradecer ao Ifal por abrir portas e dar oportunidades a muitos jovens que não se viam em uma instituição como essa”, completou Noelia.

Maria Iannara Soares Costa, de 15 anos e caloura do curso de Meio Ambiente, também definiu seu ingresso no Ifal Penedo como a realização de um sonho. “Desde que meus primos vieram estudar aqui, há uns cinco, seis anos, sempre ouvi falar bem da instituição”, contou a adolescente. Ao lado, sua mãe Elaine Cristina Soares Silva concordava com cada palavra dita pela filha. “Estou muito feliz porque o Ifal tem um ensino de qualidade e eu sei que ela vai sair daqui com um grau de aprendizado excelente”, afirmou.

 As expectativas alimentadas por Ariel, Maria Iannara e suas respectivas mães encontraram sustentação nas falas de boas-vindas da equipe gestora do Campus Penedo e de alguns docentes e estudantes veteranos que participaram do acolhimento, na última segunda-feira, 19. O diretor-geral Felipe Thiago Souza e a chefe do Departamento de Ensino, Mayra Albuquerque, parabenizaram alunos e familiares pela conquista e destacaram os aspectos que fazem do Ifal um lugar especial para cursar o ensino médio.

“Além das disciplinas básicas, tem a parte técnica, e todos esses componentes curriculares se complementam para formar profissionais qualificados e cidadãos críticos”, ressaltou Mayra. Os detalhes sobre a estrutura curricular dos cursos, com as disciplinas e as atividades que compõem principalmente este primeiro ano de formação, foram abordados pelos coordenadores Tiago Lenz (Meio Ambiente) e Amaury Barbosa (Química).

 À Coordenação Pedagógica coube apresentar as ações ligadas ao Ensino, a exemplo dos programas de Monitoria e de Suporte de Aprendizagem; a possibilidade de o estudante se envolver em projetos de Pesquisa e Extensão; e os setores que materializam a proposta do Ifal como um ambiente inclusivo, que acolhe e valoriza as diferenças. São eles: o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e o Núcleo de Gênero, Diversidade e Sexualidade (Nugedis).

Ao falar sobre o calendário letivo, horário de aulas e normas didáticas, o coordenador pedagógico Marcio Abreu salientou a importância da parceria entre família e escola. “Educação não se faz somente com a equipe da escola. É preciso que mães, pais ou outros familiares assumam o compromisso de acompanhar o desempenho escolar do estudante, e nós temos alguns momentos específicos para isso, além de mantermos sempre as portas abertas para o diálogo a qualquer tempo”, disse, referindo-se ao Plantão Pedagógico, que no calendário das turmas 2024 está previsto para acontecer nos dias 29 de maio e 28 de agosto.

 Durante o acolhimento no auditório, também tiveram espaço duas outras importantes áreas para uma oferta educacional de qualidade: a Assistência Estudantil e o Apoio Acadêmico. Sobre a primeira, a equipe apresentou os setores de Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Serviço Social, que atuam de forma integrada para executar programas e ações que garantam a permanência e o êxito dos estudantes no Ifal. Já o coordenador do Apoio Acadêmico, Wcleuton Oliveira, falou sobre o uso obrigatório do fardamento, entregue já no primeiro dia de aulas, e as normas disciplinares presentes no Regulamento Discente.

Lugar especial

O momento incluiu ainda mensagens de boas-vindas de três dos docentes que darão aulas às turmas novatas: Marcos Paixão (Sociologia), Eliza Vianna (História) e Wellington Santos (Língua Portuguesa). Na ocasião, eles enfatizaram a relevância de uma instituição como o Ifal em Penedo e como modelo de escola pública que amplia horizontes. “Espero que todos vocês aproveitem esse espaço como o direito de poder aprender de formas diferentes, de conviver com pessoas que enxergam diferentes horizontes e de perceber que o mundo é muito mais do que se conhecia até então”, frisou a professora Eliza.

 Os professores Marcos Paixão e Wellington Santos orientaram os estudantes quanto às possíveis dificuldades na trajetória de aprendizado que vivenciarão até a conclusão do curso. “Não tenham medo de dialogar, de procurar qualquer servidor do campus para reportar situações e, assim, evitar que se tornem um grande problema lá na frente. É preciso que o estudante encontre prazer no processo de aprendizagem e que não normalize a dor como sinônimo de esforço. O Ifal é um lugar para viver e não para sobreviver”, aconselhou Marcos Paixão.

E, para dizer sobre como é estudar no Ifal, nada melhor do que dar a voz a quem tem lugar de fala. Por isso, a programação de acolhimento incluiu alunos veteranos para conversar com os calouros. Fazendo uso do humor para dar leveza ao momento, Geovanna Ribeiro, da turma 2022 de Química, e Claudenilson Dantas, da turma 2023 de Meio Ambiente, destacaram que essa fase inicial, de fato, provoca uma certa apreensão, mas que, depois de superados os obstáculos, a rotina de estudos e convívio no Ifal Penedo se torna prazerosa.

 “É tudo uma questão de tempo. Falam que é mais difícil sair daqui e eu digo que é mesmo, porque a gente se apega ao ambiente acolhedor, às pessoas que a gente conhece aqui e a tudo o que aprendemos. Então aproveitem porque o campus será a segunda casa de vocês, como já é a nossa, e tenham muito orgulho de ser Ifal”, enalteceu Geovanna.

Apresentações musicais, dinâmica de caça ao tesouro e apoio na entrega do fardamento, carteirinhas e material informativo completaram a participação dos estudantes veteranos no acolhimento.

Tour

 Em cada turno, a programação foi finalizada com uma visita guiada aos diferentes espaços físicos do campus. Conduzido pela equipe diretiva, o tour esteve voltado para os responsáveis legais, com o objetivo de que pudessem conhecer os ambientes de aprendizado e de convivência que o Ifal Penedo dispõe. Na ocasião, os familiares dos novos alunos conheceram a biblioteca, o refeitório e alguns laboratórios, onde também puderam tirar dúvidas sobre os serviços ofertados e as atividades desenvolvidas nesses locais.