Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Atividades da SNCT movimentarão o Ifal Penedo entre os dias 17 e 22 de outubro

Atividades da SNCT movimentarão o Ifal Penedo entre os dias 17 e 22 de outubro

Evento agrega a Mostra de Ciência e Tecnologia, Semana de Meio Ambiente, Flifal e Encontro de Educação Indígena
por Lidiane Neves publicado: 14/10/2022 10h02, última modificação: 14/10/2022 10h02

A partir de segunda-feira, 17, até o próximo sábado, 22, o Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo estará voltado para a realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Coordenada por servidores da unidade de ensino com o apoio de instituições parceiras, a programação agregará quatro eventos simultâneos: Mostra de Ciência e Tecnologia, 6ª Semana de Meio Ambiente, 3ª Feira de Literatura e Linguagens (Flifal) e o 1º Encontro de Educação Indígena.

As atividades estão distribuídas ao longo dos seis dias em diferentes turnos e formatos: palestras, rodas de conversa, oficinas, minicursos, exibição de filmes, exposições, apresentação oral de trabalhos, entre outras. A SNCT do Ifal Penedo é aberta à comunidade interna e externa e receberá inscrições até o último dia do evento pelo site: https://www.even3.com.br/snct-ifal-penedo-273804/. Mas, vale lembrar que as oficinas e os minicursos têm vagas limitadas.

Para a abertura oficial, a palestrante convidada é a professora vinculada ao Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Marília Oliveira Fonseca de Goulart. A docente e pesquisadora falará sobre “O valor da Ciência, Tecnologia e Inovação e sua integração com a sociedade”. O momento solene está marcado para as 19h de segunda-feira, no auditório, e será precedido por uma apresentação do Grupo Instrumental Artifal e as boas-vindas da equipe diretiva do Campus Penedo e da comissão organizadora da SNCT.

Embora a solenidade de abertura esteja programada para a noite, o público já poderá comparecer ao campus nos turnos manhã e tarde. As outras atividades previstas para o primeiro dia da SNCT são a Mostra de Artes Visuais (a partir das 8h), Ambientação Sustentável do Campus (14h às 17h) e palestra sobre a preservação de nascentes no bioma Caatinga (14h às 16h). Para conferir a programação de todos os dias em detalhes, acesse a página do evento.

O que é a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia?*

Como o próprio nome indica, a SNCT é uma iniciativa de âmbito nacional promovida desde 2004 sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – CT&I. Após 18 edições, a Semana tornou-se significativa política de Estado, que permite debater, estimular e realizar atividades de popularização da CT&I e desenvolver a cultura científica nas escolas, universidades, comunidades, museus, instituições científico-culturais e locais públicos, em todo o Brasil.

Trata-se de um evento de atuação descentralizada, cabendo às diferentes instituições organizarem suas atividades para mobilizar a população local, em especial, crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Na edição de 2022, a SNCT apresenta como tema geral o “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”.

“Com a realização deste evento em nosso campus, o objetivo principal é efetivamente divulgar a ciência, tão atacada nos últimos tempos. Pensamos em atividades, em diferentes áreas do conhecimento, que trazem o lado lúdico da ciência, visando despertar o interesse, aproximar o público-alvo para que os jovens também se tornem defensores desse campo. Esperamos ainda que a SNCT seja uma vitrine do Ifal para a população de Penedo, para que conheçam nossa instituição”, conclui o professor Oberlan da Silva, presidente da comissão organizadora.

(*) Com informações do site do MCTI