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Atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente movimentam Ifal Penedo

Evento foi realizado na segunda-feira, 5, durante os dois turnos, com o envolvimento de todas as turmas do curso técnico em Meio Ambiente
publicado: 07/06/2023 21h37, última modificação: 12/06/2023 13h25

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo)*

A celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, ocorrida na última segunda-feira, 5, movimentou o Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo, nos turnos da manhã e da tarde. Protagonizado por estudantes de todas as turmas do curso técnico em Meio Ambiente integrado ao ensino médio, o evento contou ao longo do dia com uma programação especial de atividades, entre elas, exposições, oficinas, minicursos, jogos, exibições de filmes e rodas de conversa.

Durante as exposições realizadas pelos alunos, foram apresentados, por meio de maquetes elaboradas com materiais recicláveis e cenários montados, alguns problemas e soluções para evitar desastres ambientais provocados pelo próprio ser humano, como consequência do mau planejamento das cidades.

Algumas desas soluções fizeram parte da exposição “Drenagem Urbana Sustentável”. Nas maquetes produzidas, os alunos mostraram como evitar alagamentos em áreas urbanas com o uso, por exemplo, de trincheiras de infiltração, que reduzem o risco de perda da vida das pessoas e de bens materiais, sem prejudicar o meio ambiente. Outra solução complementar apresentada foi o investimento na construção de telhados verdes, que direcionariam a água da chuva até as trincheiras e deixariam as cidades com mais áreas verdes.

Como resultado da interdisciplinaridade entre as matérias da formação técnica em Meio Ambiente e os conteúdos de Língua Espanhola, disciplina que integra a formação geral do curso, duas outras exposições da programação geral buscaram agregar o idioma nas apresentações.

 A exposição “Manitas en Acción” (Mãozinhas em Ação) trouxe mais recomendações e orientações às questões ambientais, como a reciclagem do óleo de cozinha para a fabricação de sabão, a organização de cores das lixeiras que separam o lixo para a reciclagem e a eficácia das plantas medicinais como remédios naturais. No mesmo espaço, ainda foram apresentados impactos negativos das ações humanas na natureza, como a poluição dos rios, provocada pelo descarte inadequado de resíduos sólidos e materiais tóxicos, o desmatamento e as queimadas.

Intitulada “Tecnología Sostenible” (Tecnologia Sustentável), a outra exposição em espanhol destacou formas renováveis de se produzir energia. Nessa atividade, estiveram representadas em maquetes: as usinas de energia solar, eólica e hidrelétrica e um modelo de chaminé purificadora de ar. Na mesma exposição, também foram mostrados materiais e produtos sustentáveis e biodegradáveis.

Outras atividades

Enquanto as exposições aconteciam nos corredores próximos à área de convivência, várias atividades em outros espaços do campus reuniam interessados. No auditório, no turno da manhã, houve a exibição do curta Ewé de Òsányìn - O segredo das folhas, promovida pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Ifal Penedo.

 Para discutir o filme, o momento teve como convidados Pai Wilson de Oxóssi e o professor Guilherme Demétrio, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). “O ser humano precisa entender que faz parte do meio ambiente e deve aprender a preservar, porque nós dependemos do verde para respirar. Sem o verde, nós não somos nada”, destacou Wilson de Oxóssi.

A exibição de filme seguida de debate também foi realizada no período da tarde. A atividade Cineambiental trouxe o documentário “O Lixo nosso de cada dia”, que permite a reflexão sobre a forma de consumo das pessoas e como isso pode ser mudado para se produzir menos lixo. A discussão foi coordenada pela professora Maira Egito e envolveu pesquisadores da Ufal e profissionais da Associação de Catadores Recicla Penedo.

 Nas salas de aula e ambientes abertos, os estudantes puderam participar de oficinas e minicurso. Na oficina de plantio de mudas, realizada com alunos do 1º ano do curso de Meio Ambiente, o campus ganhou pés de jenipapo, ipê e angico. Outras duas oficinas – Artesanato com latinhas e Amigurumi (bicho de pelúcia feito de crochê) – foram organizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com o Ifal e o projeto Meros do Brasil.

No minicurso “É a humanidade sustentável? Questões entre filosofia e ecologia”, o professor convidado Gustavo Fontes discutiu com os estudantes as questões que perpassam a adoção de um modelo de desenvolvimento sustentável. Já na roda de conversa com profissionais de Meio Ambiente, quatro convidados compartilharam vivências, desafios e oportunidades nessa área de atuação: Carlos Miranda (técnico de Meio Ambiente do Ifal); Rita Paula Ferreira (diretora administrativa e financeira da Associação Aroeira); João Marcos (presidente da Associação de Jovens Recicladores Rurais – Alecons); e Diva Mesquita, egressa do campus e membro da equipe de Educação Ambiental da Semarh de Penedo.

 Mais duas exposições completaram o evento que movimentou as dependências do Ifal Penedo, na última segunda-feira: a nutricionista Luzia Borges apresentou alternativas sustentáveis para o armazenamento dos alimentos, o que ajuda a evitar o uso de plástico que contém o composto químico Bisfenol A (BPA), prejudicial à saúde; e o Núcleo de Pesquisas Agrárias (Nupea) da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) trouxe à unidade de ensino um simulador de relevo que permite ao público manipular uma caixa de areia e, por meio de um software, interagir com os processos que atuam nas mais diversas formas de relevo.

Concurso de redação

Adiada para o dia seguinte, a premiação do concurso de texto dissertativo com a temática “Sugerindo alternativas para o meio ambiente evitando o uso do plástico” aconteceu na terça-feira, 6, durante o intervalo de aulas da manhã. Os três alunos premiados foram: Darlison Santos, que ficou em primeiro lugar, Nicole Gabriely, na segunda colocação, e Carlos Daniel, em terceiro.

 Foi muito gratificante vencer o concurso e me aprofundar no conhecimento das políticas públicas e no saneamento ambiental, para o desenvolvimento das melhores técnicas para combater a poluição do plástico. É por meio da conscientização que temos sobre o meio ambiente, que conseguiremos ter um planeta mais sustentável e superaremos as barreiras da poluição, pensando nas gerações atuais e futuras”, concluiu o premiado Darlison.

(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves