Notícias
Atividades administrativas presenciais são retomadas no Ifal Penedo com acolhimento aos servidores
Assim como em outras unidades do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), o início da semana pós-feriado no Campus Penedo foi de retorno presencial para todo o corpo técnico-administrativo e os docentes à frente das coordenações ligadas à área acadêmica. A retomada das atividades administrativas nos espaços físicos da unidade, desde a última quarta-feira, 3, ocorreu em cumprimento à Portaria nº 3343/2021, publicada pela reitoria do Ifal na semana passada.
Depois de quase um ano e oito meses de atividades remotas devido à pandemia, no primeiro dia de trabalho presencial, os servidores contaram com um acolhimento especial. Eles foram recebidos com um café da manhã regado a música e participaram de uma roda de conversa conduzida pela psicóloga Bárbara Guerreiro e a assistente social Kamilla Duarte, da equipe de Assistência Estudantil do Ifal Penedo.
Além da alegria manifestada ao rever os colegas, com saúde e vacinados contra a Covid-19, os servidores puderam dialogar sobre a diversidade de emoções por eles trazidas nesse momento de readaptação à rotina de trabalho e de convivência social, que ainda requer o respeito às normas básicas de segurança sanitária: uso correto de máscara, higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool 70% e distanciamento físico mínimo de um metro.
Ansiedade, gratidão e esperança foram os sentimentos mais compartilhados pelo grupo durante a atividade. “Sem dúvida, gratidão por estar vivo para esse reencontro”, disse o técnico Domênico Pereira, coordenador de Registro Acadêmico. Na ocasião, a professora Gisele Oliveira, atual coordenadora de Extensão, lembrou das perdas sofridas pelas pessoas durante a pandemia, entre elas, a do professor de música do campus, Sueudo Fernandes. O docente estava em tratamento contra um tipo de câncer na medula óssea, foi acometido pelo coronavírus e, com o quadro de saúde agravado, faleceu em outubro do ano passado.
Para o diretor-geral Felipe Thiago Souza, levando em conta que a pandemia afetou, de diferentes formas e níveis, a vida e a saúde mental das pessoas, a retomada à presencialidade não poderia prescindir desse momento de escuta. “Foi importante para que cada um expressasse de que forma está retornando, qual bagagem emocional traz após esse longo período de trabalho remoto, além de mostrar que a gestão se preocupa em tornar o ambiente de trabalho o mais acolhedor possível e oferecer suporte institucional”, ressaltou.
Atendimento presencial ao público
Com o retorno presencial de todos os técnicos administrativos, os setores que trabalham com atendimento ao público passam a funcionar em horários especiais. Tais horários levam em conta a carga horária diária presencial mínima estabelecida pela portaria e o número de servidores lotados no setor. A Coordenação de Registro Acadêmico, por exemplo, estará aberta para atender as pessoas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30 e das 14h às 18h.
Já a biblioteca volta a abrir as portas para a comunidade interna e externa, nos mesmos dias da semana, mas de forma ininterrupta, das 8h às 17h. Esse atendimento inclui a devolução dos livros emprestados antes da suspensão das aulas presenciais, em março de 2020, e a realização de novos empréstimos.
Embora a portaria publicada pela reitoria determine a volta de todo corpo técnico-administrativo a partir do dia 3 de novembro, para cumprimento de carga horária diária mínima de 4h, vale lembrar que permanecerão em trabalho remoto integral os servidores que apresentem fatores de risco à saúde ou se enquadrem em outras situações especiais.
Atividades acadêmicas
Quanto às atividades acadêmicas presenciais, etapa que inclui aulas no campus, a determinação é que cada unidade do Ifal elabore seu cronograma de retorno gradual, escalonado e seguro. “O documento estabelece que essas atividades sejam organizadas em até quatro fases, devendo a primeira iniciar em até 30 dias. Como os campi têm autonomia para a adoção dessas etapas, nossa proposta é até o final desse mês colocar em prática a fase 1, já incluindo algumas atividades das fases 2 e 3”, explicou o chefe do Departamento de Ensino (DE), Wellinghton Santos.
A fase 1 define como prioridades a oferta de disciplinas de natureza prática, a disponibilização de estrutura para atender estudantes com dificuldade de acesso ao ensino remoto emergencial (ERE), a realização de estágio curricular supervisionado e de trabalho de conclusão de curso (TCC) obrigatórios, atividades de prática profissional e ações de acolhimento aos estudantes, entre outras. “Das fases 2 e 3, elencamos como possibilidades até dezembro, antes do recesso coletivo dos docentes, avaliações presenciais de aprendizagem, bem como recuperação, referentes aos componentes curriculares ainda ofertados no ERE, visitas técnicas e práticas esportivas”, informou Wellinghton.
Desde a semana passada que a gestão do Campus Penedo tenta articular a construção desse cronograma por meio de diálogos com as coordenações acadêmicas, os colegiados dos cursos técnicos e o corpo docente. No entanto, não há ainda um calendário fechado porque, segundo o chefe do DE, a ideia é que essa construção também envolva os estudantes. “A partir das disciplinas de natureza prática apontadas pelos colegiados de Açúcar e Álcool, Meio Ambiente e Química, vamos fazer reuniões específicas com todas as turmas do integrado e subsequente, entre esta quinta e a próxima terça-feira [4 a 9/11], para ouvirmos os discentes”.
Até então, as datas apontadas são 8 de novembro para o acolhimento presencial da nova turma do curso de Química subsequente e, na sequência, de 9 a 12, o Suporte de Aprendizagem (aulas de Português e Matemática) nas dependências do campus. A unidade de ensino também trabalha com a proposta de, a partir do dia 22 de novembro, ofertar presencialmente algumas das disciplinas que demandam o uso dos laboratórios, assim como já vem ocorrendo com as aulas de Geoprocessamento para as turmas de 4º ano de Meio Ambiente, desde 20 de outubro.