Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Até 25/06: Nutrição reabre prazo do questionário sobre segurança alimentar

Até 25/06: Nutrição reabre prazo do questionário sobre segurança alimentar

Formulário deve ser respondido por todos estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos do Ifal Penedo.
por Lidiane Neves publicado: 11/06/2021 12h20, última modificação: 11/06/2021 12h20

O setor de Nutrição, vinculado à Assistência Estudantil do Campus Penedo, reabriu nesta sexta-feira, 11, o questionário on-line sobre Segurança Alimentar e Nutricional. Lançada em maio, a iniciativa tem como objetivo identificar o perfil e monitorar a situação dos alunos, durante o período de ensino remoto emergencial e pandemia.

Com a reabertura do prazo, as perguntas devem ser respondidas até 25 de junho por todos os estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos das modalidades integrado e subsequente ao ensino médio. CLIQUE AQUI para acessar o formulário.

As nutricionistas Isabella Barbosa e Raíza Pinheiro reforçam a importância do envio das respostas. Dos cerca de 700 alunos previstos para cursar o ano letivo 2021, até o dia 8 de junho, quando encerrou o primeiro prazo, somente 134 responderam o questionário.

Segundo as servidoras, a identificação de estudantes em situação de insegurança alimentar servirá como base para o planejamento de ações de vigilância alimentar e nutricional no Ifal Penedo. Sendo assim, ressalta a equipe, quanto mais alunos participarem da investigação, maior será a visão geral sobre as necessidades do corpo discente e mais assertivas serão as ações planejadas.

Sobre o questionário

Organizado em seções, o questionário foi elaborado pelas nutricionistas da equipe de Assistência Estudantil, que contaram com a colaboração da assistente social Kamilla Duarte. Trata-se de uma investigação que contextualiza as condições socioeconômicas dos estudantes, abarcando questões sobre a situação familiar, como o número de pessoas que moram sob o mesmo teto, se há crianças na casa e a situação de trabalho e renda de todos os membros da família.

“Essa investigação socioeconômica é necessária e importante, porque a segurança alimentar e nutricional é justamente sobre condições de acesso, é sobre a garantia do direito ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente”, justifica a nutricionista Raíza.

A servidora explica que, para uma das seções, a de investigação de insegurança alimentar propriamente dita, a equipe fez uso da EBIA - Escala Brasileira de Insegurança Alimentar, instrumento de análise já validado no país. “É utilizado, inclusive, pelo IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] e pela rede de atenção básica do SUS [Sistema Único de Saúde] para aplicação em determinados grupos populacionais”, complementa.

Todos os dados obtidos serão utilizados para fins acadêmicos, de avaliação e monitoramento, e a identidade de cada aluno será totalmente preservada. “É importante que todos os estudantes participem e respondam com veracidade ao que estamos perguntando, a fim de que possamos obter dados mais fidedignos”, finaliza a nutricionista Isabella.