Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Até 21/07: Neabi Penedo estende prazo de inscrições para selecionar projetos artístico-culturais

Edital prevê a concessão de oito bolsas para estudantes, no valor de R$ 400,00, com vigência de dois meses
publicado: 07/07/2023 08h56, última modificação: 07/07/2023 09h57

Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo)

O prazo de inscrições do EDITAL Nº 03/2023, do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo, foi ampliado para até 21 de julho. O edital tem como objetivo selecionar propostas de caráter artístico e/ou cultural que abordem questões étnico-raciais.

O documento já havia passado por retificação, em 7 de junho, para ampliar o número de bolsas a ser concedidas aos estudantes envolvidos. Agora, a oferta total é de oito bolsas no valor de R$ 400,00 cada, durante dois meses. O início das atividades dos projetos aprovados está previsto para 1º de setembro e sua finalização, 30 de novembro.

Até a data final do novo prazo de submissão, a proposta deve ser enviada para o e-mail neabi.penedo@ifal.edu.br, conforme as orientações descritas no item 9 do edital. As modalidades possíveis de projetos incluem: grupo de dança, literatura (poesia, conto, romance), produção audiovisual (vídeo, documentário), artes visuais (pintura, gravura, mural), instalação artística, grupo de teatro e música.

É necessário que o projeto dialogue com uma ou mais das seguintes linhas de atuação: História e Literatura da África; História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena; Territórios de Resistência; Natureza, Saúde e produção; e Políticas Públicas para as Populações Afro-indígenas, seguindo o que recomenda a Resolução nº 29/2018/CS, que regulamenta os Neabi’s no âmbito do Ifal.

A equipe de cada projeto submetido deverá conter no mínimo duas pessoas, sendo obrigatoriamente um orientador (servidor do quadro docente ou técnico-administrativo do Ifal) e um aluno bolsista (de qualquer curso ofertado no Campus Penedo). O Neabi concederá até duas bolsas por projeto aprovado, observando a ordem de classificação no resultado final.

A seleção de projetos do Neabi traz como objetivo estimular a participação de estudantes afrodescendentes ou indígenas no desenvolvimento de ações que possam contribuir ao desenvolvimento local e que levem a conhecer as necessidades das comunidades interna e externa, relacionadas às questões étnico-raciais. Um dos requisitos para ser bolsista da proposta aprovada é, inclusive, que o estudante se autodeclare negro, indígena ou quilombola.

Para acesso à página onde está publicado o Edital nº 03/2023 e seus anexos, CLIQUE AQUI.

(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves