Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Assistência Estudantil do Ifal Penedo abre seleção para Programa de Alimentação e Nutrição Escolar

Preenchimento do formulário on-line de inscrição deve ser feito pelos estudantes até o dia 17 de maio
publicado: 11/05/2023 15h43, última modificação: 11/05/2023 15h43

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo) e Lidiane Neves

A Coordenação de Assistência Estudantil (CAE) do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo abriu uma nova seleção do Programa de Alimentação e Nutrição Escolar (Panes), destinada à concessão de auxílio mensal aos estudantes para o custeio de refeições. As inscrições para o
EDITAL N° 02/2023 devem ser realizadas até a próxima quarta-feira, 17, por meio do preenchimento do formulário on-line: abre.ai/panes2023.

Podem participar da seleção os alunos regularmente matriculados em cursos presenciais de nível médio, nas formas integrado e subsequente, e de nível superior. Para quem está matriculado nos cursos técnicos em Meio Ambiente e Química, o auxílio ofertado varia entre R$ 60,00 e R$ 180,00 por mês. Já para os estudantes do curso superior em Química Industrial, os valores são R$ 120,00 e R$ 180,00. Cada tipo de auxílio atende a critérios específicos descritos no edital.

O Panes é o programa que permite o acesso gratuito ao refeitório do Ifal Penedo. No entanto, como o espaço físico passa por reforma e o processo de contratação da empresa responsável pelo serviço de refeições ainda não foi concluído, os beneficiados pelo Panes receberão o auxílio em pecúnia (dinheiro). O programa prima por uma alimentação saudável e adequada, que garanta o atendimento das necessidades nutricionais dos estudantes durante o período letivo e atua como um elemento pedagógico, com uma importante ação de educação alimentar e nutricional.

Cadastro no Serviço Social e próximas etapas

Para o recebimento do auxílio para custeio de alimentação, o estudante deve possuir cadastro no Serviço Social do Ifal Penedo. Caso não possua, o interessado deve preencher o questionário socioeconômico e anexar todos os documentos comprobatórios, por meio do link abre.ai/cadastrosso. Vale lembrar que é considerado cadastrado no Serviço Social o aluno que já participou das seleções anteriores da Assistência Estudantil e ficou com o status de deferido ou deferido em lista de espera no resultado final publicado.

Conforme o cronograma disponível no edital da nova seleção do Panes, após o prazo de inscrições, será realizada, entre os dias 18 e 22 de maio, a avaliação situacional dos inscritos, com base nos dados obtidos no formulário on-line e nos documentos comprobatórios. A divulgação do resultado preliminar ocorrerá até o dia 23 de maio, com prazo de um dia útil para a interposição de recursos. A previsão é que o resultado final seja publicado até 26 de maio.

O processo de seleção tem, inicialmente, vigência de dois meses, podendo ser prorrogado após reavaliação, a depender do prazo para início do fornecimento das refeições no refeitório do Campus Penedo e da disponibilidade orçamentária. Quando o serviço de alimentação no refeitório da unidade de ensino for retomado, o pagamento do auxílio será suspenso e a Assistência Estudantil realizará cadastro para o acesso dos discentes ao refeitório.