Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Assistência Estudantil lança edital 2024 para renovação e seleção de bolsistas em programas

Estudantes já cadastrados no Serviço Social devem preencher Questionário Socioeconômico de 5 a 8/02
publicado: 04/02/2024 10h18, última modificação: 04/02/2024 10h18

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo)

A Assistência Estudantil do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo lançou o EDITAL UNIFICADO 2024 para renovação e seleção de novos bolsistas dos programas Auxílio Permanência (PAuP) e de Incentivo às Práticas Artísticas e Desportivas (Pipad). Quem já recebia auxílios no ano passado ou estava na condição de deferido no cadastro de reserva 2023 já pode fazer a renovação on-line a partir desta segunda-feira, 5.

Para esse público, o prazo para o recadastramento vai até as 22h da sexta-feira, 9, por meio do link abre.ai/qseifalpenedo2024. O estudante deve preencher o formulário eletrônico, encaminhar o comprovante de matrícula e indicar se sua condição socioeconômica sofreu alteração em relação ao ano anterior. Em caso afirmativo, deverá também anexar a documentação descrita no subitem 4.1.2 do edital. O Serviço Social esclarece que o processo de recadastramento não garante a continuidade do recebimento do auxílio ou bolsa.

Novos bolsistas

Quanto à seleção de novos contemplados com auxílios e bolsas da Assistência Estudantil, o cadastro deve ser realizado no período de 19 a 29 de fevereiro. A inscrição também ocorrerá exclusivamente pelo link abre.ai/qseifalpenedo2024. Poderão preencher o questionário socioeconômico nesta etapa os estudantes ingressantes em 2024 e alunos veteranos que não se inscreveram ou ficaram como indeferidos na seleção de 2023. Todos os documentos que precisam ser anexados para o cadastro estão descritos no item 4.2 do edital.

O cadastro e o recadastro da Assistência Estudantil são abertos a todos os alunos regularmente matriculados em cursos presenciais do Ifal Penedo, seja de nível médio (integrado e subsequente) ou superior. No entanto, a seleção priorizará aqueles com renda per capita de até um salário-mínimo e meio vigente.

No preenchimento do formulário on-line, o estudante deverá selecionar os programas que têm interesse em concorrer, sendo permitida a escolha de mais de um programa. Vale lembrar que o auxílio permanência poderá ser acumulado com outras bolsas ou programas de ensino, pesquisa e extensão. No caso do Pipad, para ser contemplado, é necessário que o aluno inscrito tenha sido pré-selecionado pelo professor responsável pela área de Educação Física e de Artes.

Resultados

Segundo o cronograma presente no edital, o resultado das inscrições homologadas será divulgado no dia 13 de março. Quem estiver com a inscrição não homologada na lista terá até o dia 15 do mesmo mês para enviar a documentação pendente. A análise socioeconômica acontecerá de 18 a 22 de março pela assistente social do campus. O resultado preliminar está previsto para o dia 25 do mesmo mês e o resultado final para o dia 2 de abril.

Sobre os programas

O Programa Auxílio Permanência (PAuP) concede transferência de recursos financeiros a estudantes para custear despesas de transporte, alimentação, moradia, creche, Atendimento Educacional Especializado (AEE) ou outras necessidades socioeconômicas causadas por situação de risco e/ou vulnerabilidade social. Já o Programa de Incentivo às Práticas Artísticas e Desportivas (Pipad) concede recursos financeiros que possibilita aos estudantes desenvolverem experiências artísticas ou desportivas. Os valores das bolsas e a quantidade de vagas de cada programa estão descritas na tabela do item 10 do edital.

Em caso de dúvidas, o contato são os e-mails do Serviço Social e da Assistência Estudantil: servicosocial.penedo@ifal.edu.br e cae.penedo@ifal.edu.br.

(*) Sob supervisão de Lidiane Neves