Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Assistência Estudantil: inscrição dos alunos novatos vai de 17 a 22/03

Assistência Estudantil: inscrição dos alunos novatos vai de 17 a 22/03

Para melhor orientar as turmas 2022, o Serviço Social realizará na sexta-feira, 18, às 10h, uma reunião no auditório.
por Lidiane Neves publicado: 15/03/2022 10h44, última modificação: 15/03/2022 11h13

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo inicia nesta quinta-feira, 17,  as inscrições dos novos alunos interessados em participar da seleção para receber auxílios e/ou bolsas da Assistência Estudantil. O processo seletivo é regido pelo Edital 02/2022 e envolve os programas de Auxílio Permanência (PAuP), Auxílio Conectividade, Alunos Conectados, Incentivo às Práticas Artísticas e Desportivas (Pipad) e Apoio às Atividades Estudantis (PAAE).

Conforme o cronograma do edital, o prazo de inscrição das turmas que ingressarão em 2022 é somente até a próxima terça-feira, 22. Para melhor orientar os alunos novatos, o Serviço Social do Ifal Penedo realizará na sexta-feira, 18, uma reunião no auditório do campus, a partir das 10h. Todos estão convidados e, quem for menor de idade pode comparecer acompanhado da presença do responsável legal.

Como participar

Para se inscrever, é necessário já estar devidamente matriculado em algum dos cursos técnicos presenciais das modalidades integrado e subsequente. Embora as inscrições sejam abertas a todos os novos estudantes, prioritariamente, poderão ser contemplados aqueles com renda per capita (por pessoa da família) de até um salário-mínimo e meio vigente.

A inscrição é on-line por meio do link: clica.ai/HUtJ2kz. No mesmo formulário virtual, além de preencher o questionário socioeconômico, o estudante deve selecionar os programas que tem interesse em concorrer e também anexar toda documentação exigida, conforme as opções de programa selecionadas. Os detalhes sobre quais documentos enviar devem ser conferidos no item 3.4 do edital. Os modelos de requerimentos e declarações solicitadas estão disponíveis nos anexos do próprio edital

Sobre cada programa

PAuP – A Política de Assistência Estudantil do Ifal tem por finalidade possibilitar condições para o acesso dos estudantes, a permanência deles com qualidade na instituição e a conclusão com êxito nos cursos presenciais. Nesse sentido, o Programa Auxílio Permanência (PAuP) se caracteriza pela transferência de recursos financeiros a alunos com necessidades socioeconômicas caracterizadas por uma situação de risco e/ou vulnerabilidade social. Este ano houve mudança nos valores a serem concedidos. Em vez dos R$ 130,00 fixos, o auxílio poderá variar entre R$ 110,00 e R$ 300,00 por mês, a depender da necessidade apresentada e comprovada pelo estudante.

Auxílio Conectividade – Implementado em 2020 no contexto da pandemia do novo coronavírus, o programa é uma iniciativa do Ifal, que tem por finalidade proporcionar aos estudantes sem condições de acesso à internet, meios para manutenção do vínculo institucional. Sua concessão inclui duas modalidades: auxílio financeiro de R$ 70,00 mensais, para ser utilizado na contratação de serviço de acesso à internet fixa ou móvel; e disponibilização de equipamento (tablet) para acesso à internet mediante cessão para os discentes dos últimos anos ou doação para os demais.

Alunos Conectados – Trata-se de um programa realizado em parceria com o Ministério da Educação (MEC), que tem por finalidade permitir aos estudantes as condições para o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas fora do campus, através da concessão de Serviço Móvel (SMP), com fornecimento de SIM CARDs (chips telefônicos) das operadoras Claro e OI, de franquia de 40GB de tráfego de dados mensal para utilização em todo o território nacional, sem custo adicional por deslocamento.

Pipad – O programa se caracteriza pela concessão de uma bolsa mensal no valor de R$ 200,00, que possibilita aos estudantes o despertar para as experiências e o reconhecimento de suas habilidades nas diversas linguagens artísticas (artes visuais, dança, música ou teatro) e em modalidades desportivas. Para ser contemplado no Pipad, é necessário que o aluno tenha sido pré-selecionado pelos docentes responsáveis pelas disciplinas de Educação Física e Artes do Ifal Penedo.

PAAE – O Programa de Apoio às Atividades Estudantis abrange a concessão de recursos materiais, tais como óculos corretivos, fardamento escolar e material didático. Estes dois últimos já são fornecidos a todo o corpo discente, independente da renda familiar, a cada início de ano ou semestre letivo. Devem, portanto, concorrer a este edital apenas os estudantes interessados na aquisição de óculos corretivos de grau.

Em caso de dúvidas sobre o edital, o contato são os e-mails servicosocial.penedo@ifal.edu.br e caa.penedo@ifal.edu.br e o número de WhatsApp da Coordenação de Apoio Acadêmico: (82) 99661-0160.