Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Assistência Estudantil convoca alunos da lista de espera para receber auxílios e tablets

Um total de 52 estudantes será incluído na folha de pagamento de agosto; assinatura do termo deve ocorrer até 18/08.
por Lidiane Neves publicado: 10/08/2021 15h30, última modificação: 10/08/2021 15h30

A partir deste mês, a Assistência Estudantil do Ifal Penedo passa a alcançar um número maior de alunos. Um total de 52 estudantes, que na seleção de 2021 ficou em lista de espera, será incluído na folha de pagamento de agosto para que possa receber, em setembro, os auxílios permanência e conectividade (CLIQUE AQUI). A 2ª chamada publicada também inclui os nomes de nove estudantes contemplados na modalidade tablet, que já poderão se dirigir ao campus para buscar o equipamento.

A ampliação de vagas para a concessão mensal dos auxílios resulta de uma iniciativa da gestão do Ifal Penedo em remanejar a verba de custeio do campus. O aporte financeiro dado a esses programas é de R$ 30 mil e, segundo o diretor-geral Felipe Thiago Souza, já estava previsto na dotação orçamentária da unidade de ensino desde o início do ano.

“No orçamento anual já existe um valor específico que vem do governo federal e é descentralizado pela reitoria para atender a Política de Assistência Estudantil do Ifal. No entanto, o número de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que necessita desses auxílios para ter condições mínimas de estudos, é maior que a verba recebida. Então, decidimos viabilizar esse aporte com recursos próprios, garantindo que mais alunos tenham acesso aos programas”, justifica.

A assistente social Kamilla Duarte acrescenta que, embora os R$ 30 mil já estivessem previstos no planejamento orçamentário do Ifal Penedo desde o início do ano, foi necessário aguardar a liberação desse dinheiro para execução financeira. “Com a disponibilidade do recurso em conta, agora sim ele vai poder ser usado e, por isso, estamos convocando esses 52 estudantes, dos quais 39 para o recebimento do auxílio permanência e 13 para o auxílio conectividade”, reforça. Até então, somando os dois programas, a Assistência Estudantil do campus conseguia cobrir o pagamento de 315 auxílios financeiros.

Termo de compromisso e dados bancários

Até o dia 18 de agosto, todos os estudantes que aparecem na lista de 2ª chamada como convocados para os auxílios permanência e conectividade (modalidade de auxílio financeiro para custeio de internet) devem assinar o termo de compromisso disponível no link abre.ai/tr21.

Aqueles que já têm conta bancária, mas ainda não informaram os dados, precisam enviá-los por e-mail para caa.penedo@ifal.edu.br. Quem não enviar receberá mensalmente os valores a que tem direito por CPF e só poderá sacá-los em uma agência do Banco do Brasil, no prazo máximo de oito dias corridos, a partir da data do depósito.

Entrega dos tablets

Os nove estudantes da lista deverão se dirigir à recepção do Ifal Penedo, entre 11 e 18 de agosto, das 8h às 16h, considerando os dias úteis. Será necessário apresentar documento com foto para conferência. Caso o próprio aluno não possa fazer a retirada, seu responsável legal pode ir em seu lugar, desde que esteja com o documento do estudante em mãos. No local, será assinado o termo de adesão ao equipamento.

Os tablets separados para entrega fazem parte dos aparelhos já devolvidos por alunos que concluíram o curso no ano letivo de 2020. “Na verdade, recebemos de volta 15 equipamentos, mas seis deles não estavam em condições de uso e tiveram que ser encaminhados, sem possibilidade de reposição, para a Diretoria de Tecnologia de Informação na reitoria”, explica Tamara Silva, coordenadora do Apoio Acadêmico, reforçando a importância do cuidado que todos os estudantes devem ter com os tablets cedidos pelo Ifal.

Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito pelo e-mail do Apoio Acadêmico já informado para envio dos dados bancários ou pelo telefone (79) 98172-7808 (WhatsApp). O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.