Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Assistência Estudantil convida discentes para diálogos sobre sentimentos no contexto do ERE

Primeiro encontro está marcado para as 17h de quinta-feira, 14, e ocorrerá pela plataforma Google Meet.
por Lidiane Neves publicado: 08/10/2021 17h46, última modificação: 08/10/2021 19h43

A partir deste mês, o Ifal Penedo realizará rodas de conversa com estudantes para abordar questões psicossociais durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). O primeiro encontro está marcado para as 17h de quinta-feira, 14, e ocorrerá pelo Google Meet com o tema “Como você está se sentindo? Lidando com sentimentos no ERE”. O convite é aberto ao corpo discente de todas as turmas dos cursos técnicos presenciais. Interessados devem acessar a sala virtual pelo link abre.ai/sentimentos-ere, sendo obrigatório o uso do e-mail institucional.

A ação é uma iniciativa conjunta entre a professora de História, Eliza Vianna, e a equipe de Assistência Estudantil. “Partiu das respostas que recebi dos alunos em uma atividade de autoavaliação que fiz com as turmas em que ministrei aula no ano letivo de 2020. Além dessa atividade, na qual os estudantes falaram um pouco sobre a experiência do ensino remoto, passei a colocar no formulário de frequência uma pergunta sobre como eles estão se sentindo, e percebi que era necessário fazer algo a respeito. Já que eu não poderia fazer sozinha, dialoguei com Bárbara [psicóloga] e Kamilla [assistente social], e pensamos nessa proposta das rodas de conversa”, contextualiza a docente.

De acordo com a psicóloga da Assistência Estudantil, Bárbara Guerreiro, a ideia é que neste primeiro ciclo aconteçam cinco rodas de conversa. “Inicialmente, planejamos esses encontros de 15 em 15 dias e montamos um cronograma para trabalhar temas específicos dentro das questões que envolvem sáude mental, pandemia e ensino remoto emergencial”, detalha, acrescentando que o link para acesso às rodas de conversa será sempre o mesmo. Confira abaixo o cronograma definido:

DATA DO ENCONTRO TEMA

Como você está se sentindo? Lidando com os sentimentos no ERE.

Pensar o futuro em tempos de crise: sonhos e projetos no contexto atual.

Como alcançar os objetivos? Organização do tempo e da rotina de estudos.

Adaptação e readaptação: voltando à presencialidade.

Debates finais e fechamento do 1º Ciclo de Rodas de Conversa.