Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Após reunião com discentes, Assistência Estudantil apresenta resultado preliminar de bolsas

No encontro, o Serviço Social expôs a atual situação de limitação orçamentária do Campus Penedo.

publicado: 31/07/2019 16h28, última modificação: 02/05/2024 15h13
Exibir carrossel de imagens Número de bolsistas contemplados em 2019 resultou de decisão coletiva.

Número de bolsistas contemplados em 2019 resultou de decisão coletiva.

A Assistência Estudantil do Campus Penedo torna público o RESULTADO PRELIMINAR da seleção de bolsistas 2019. A definição da lista de alunos que receberão o auxílio permanência ocorreu após reunião com todos os candidatos que participaram da etapa de entrevistas. No encontro realizado na tarde da última terça-feira (30), a assistente social Danielly Spósito expôs a atual situação de limitação orçamentária do Ifal para atendimento das demandas da pasta.

Vinculado ao Serviço Social, o Programa Auxílio Permanência (PAP) caracteriza-se pela transferência de recursos financeiros a estudantes para custear despesas com transporte, alimentação, moradia, creche, atendimento educacional especializado ou outras necessidades socioeconômicas caracterizadas por uma situação de risco e/ou vulnerabilidade social.

Conforme os dados apresentados na reunião, entre 2014 e 2016, os valores das bolsas concedidas tiveram aumento. A partir de 2017, com o funcionamento do refeitório, o recurso anual da Assistência Estudantil do Ifal Penedo passou a ser rateado entre o Serviço Social e a Nutrição, reduzindo os valores destinados ao PAP. “Em 2016, tínhamos 221 estudantes que recebiam entre R$ 168 e R$ 315. No ano seguinte, o número de bolsistas aumentou para 232, mas os valores foram reduzidos ficando entre R$ 68 e R$ 215, porque retirou-se das bolsas o valor que contemplava as despesas com alimentação”, explicou a assistente social.

Segundo Danielly Spósito, em 2018, o valor da bolsa variou entre R$ 75 e R$ 250 e o número de alunos inicialmente contemplados foi de 168, chegando a 220 no final do ano letivo. “Para 2019, temos um grande desafio, pois o montante para o Serviço Social encontra-se reduzido à metade. No ano passado, trabalhamos com cerca de R$ 216 mil. Neste ano, são R$ 109 mil para atender as demandas de auxílio permanência”, lamentou a servidora, acrescentando que, após reuniões com a Direção-Geral, o setor conseguiu um aditivo de R$ 8 mil oriundos da reserva orçamentária do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Campus Penedo.

Processo de seleção de bolsistas

Um total de 495 estudantes responderam ao questionário socioeconômico disponibilizado no SIGAA, na etapa inicial da seleção de bolsistas 2019. Após a entrega da documentação requerida, 183 participaram da etapa de entrevistas para confirmação de suas necessidades socieconômicas. “Diante da realidade orçamentária deste ano, com o recurso de R$ 109 mil até então disponível, daria somente para atender 53 estudantes com bolsas entre R$ 50 e R$ 250”, explicou Danielly, colocando para os estudantes presentes à reunião o poder de decisão sobre a alternativa viável para amenizar o impacto negativo da redução de verbas.

Ao final do encontro, de forma unânime, os discentes decidiram que, em vez de apresentar o resultado preliminar da seleção com o número menor de bolsistas, a Assistência Estudantil deveria reduzir o valor definido para cada estudante, possibilitando a ampliação da quantidade de alunos contemplados. A lista divulgada nesta terça-feira traz os nomes de 134 selecionados e dos 49 que estão na lista de espera.