Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Após reforma e adequação, refeitório do Ifal Penedo volta a funcionar na segunda-feira, 17

Reinauguração contará com a participação de gestores da reitoria e parlamentar; Nutrição explica como funcionará o serviço
publicado: 13/07/2023 17h06, última modificação: 13/07/2023 19h17

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo)

A reabertura do refeitório do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo acontecerá na segunda-feira, 17. Marcada para as 9h, a reinauguração será conduzida pelo reitor do Ifal, Carlos Guedes, e pelo diretor-geral da unidade de ensino, Felipe Thiago Souza, com a participação do deputado federal Paulão (PT/AL), autor da emenda parlamentar que garantiu os recursos financeiros para execução das obras de reforma e adequação do refeitório.

O espaço é destinado a atender a Política de Assistência Estudantil, que tem como uma de suas ações o Programa de Alimentação e Nutrição Escolar (Panes). Com a retomada do serviço, fica garantido, a todos estudantes matriculados nos cursos presenciais do Campus Penedo (nível médio e superior), o acesso às refeições preparadas e servidas pela empresa contratada pela unidade de ensino para essa finalidade.

Orientações ao corpo discente

O refeitório funcionará durante os três turnos: manhã (das 9h20 às 10h), tarde (das 15h20 às 16h) e noite (das 19h20 às 20h). O cardápio será divulgado semanalmente em murais do campus e redes sociais (@ifalpenedo e @ae.ifalpenedo). Estudantes que possuem alguma restrição alimentar comprovada devem procurar o setor de Nutrição, para que as adequações necessárias no cardápio sejam providenciadas.

O acesso ao refeitório ocorrerá mediante a apresentação da carteirinha com QR code (física ou digital), documento até então utilizado para recebimento do lanche do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Caso o discente ainda não possua a carteira ou a tenha perdido, deve procurar a recepcionista Tamires Tavares, na biblioteca. Vale lembrar que o documento é de uso exclusivamente individual e não deve ser emprestado para terceiros sob hipótese alguma.

Durante a espera para acessar o refeitório, os alunos devem respeitar a fila e, no momento de se servir, evitar ações que atrasem o serviço, como conversas paralelas. Será proibida a entrada e saída de alimentos do espaço, exceto as frutas servidas no local, que poderão ser levadas para fora. Ao finalizar a refeição, deve-se deixar o ambiente para dar lugar aos outros colegas. Importante também que os alunos não esqueçam de manter o ambiente limpo e organizado, devolvendo ao espaço próprio para isso os pratos, talheres e copos utilizados.

O estudante poderá repetir a refeição, no entanto, somente quando o horário do serviço em cada turno terminar e ainda houver alimento disponível. Neste caso, deverá reingressar no refeitório mediante nova leitura da carteirinha. CLIQUE AQUI para conferir o documento com essas e outras orientações do setor de Nutrição do Ifal Penedo.

(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves